Inspetores fiscais do CFC visitam divisão de Fiscalização do CRCPR

Entre 1º e 5 de outubro, os inspetores fiscais do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Maria das Mercês Ferreira dos Santos e Guilherme Barbosa, estiveram no CRCPR em cumprimento a um projeto voltado ao acompanhamento, orientação e assessoramento do setor de fiscalização dos conselhos regionais.

A fiscalização do exercício da profissão contábil é uma das atividades primordiais dos CRCs, motivo suficiente para justificar o desenvolvimento do projeto pela Inspetoria Fiscal da Coordenadoria de Fiscalização Nacional, ligada à vice-presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC.

De acordo com a inspetora Maria das Mercês Ferreira dos Santos, do CFC, a queda no número de processos disciplinares registrados nos últimos meses pelo CRCPR é reflexo direto do trabalho da fiscalização do Conselho.

Fiscalização em foco: fiscais do CFC visitaram o CRCPR entre 1º e 5 de outubro.

Uma das possíveis causas desta diminuição, segunda a inspetora, pode estar ligada aos esforços empreendidos pelo Conselho em fiscalização preventiva, ou seja, em ações de orientação que evitam irregularidades, desvios éticos e disciplinam os contabilistas por meio de orientação e conscientização de toda a classe.

Participaram da reunião com os fiscais do CFC o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, o gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto, e o coordenador da divisão, Manoel Amaral.