Inscrições para o IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista encerram amanhã

Faltando duas semanas para o IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, dias 23 e 24 de setembro, no Iate Clube de Londrina, o prazo final para fazer inscrição termina amanhã, dia 10 de setembro. As inscrições são feitas através do site do CRCPR www.crcpr.org.br onde também pode ser conferida a programação completa. Organizado pelo CRCPR e a Comissão da Mulher Contabilista do Paraná, o evento, aberto à participação masculina, deve reunir mais de 400 pessoas.

?A mulher brasileira cresceu muito, nos últimos tempos, conquistando respeito, em todas as áreas onde atua, mostrando competência, chegando a posições de destaque em empresas e instituições?, afirma o presidente do CRCPR, Paulo Caetano. Entre as conquistas estão os avanços no campo dos direitos e deveres dos cônjuges; acesso a cargos, trabalho e a categorias profissionais; de leis específicas que condenam a discriminação, o tráfico e a exploração feminina; garantia do direito de voto e do direito de exercer cargos ou funções públicas; direito à educação; proibição de dispensa do trabalho por gravidez; direito a licença maternidade e tantos outros. Essa ascensão vem ocorrendo também na área contábil. As mulheres já são maioria nos cursos de Ciências Contábeis, sendo possível prever que, no futuro, serão maioria também, no mercado de trabalho.

Esse processo de crescimento da mulher contabilista é estimulado pelo Conselho Federal de Contabilidade e os CRCs, que criaram o Programa da Mulher Contabilista, com o objetivo de incentivar as profissionais a participar mais das entidades de classe, da vida social, política, econômica e de eventos de formação profissional. Os encontros da mulher, realizados nacional e regionalmente, são uma das iniciativas do Programa da Mulher Contabilista ? um fórum especial para debater avanços.

Programação

Além de atividades artísticas e festivas, estão programadas para o IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista as palestras: ?A Gestão Feminina na Era da Oportunidade?, por Dalmir Santana; ?O Novo Perfil do Profissional Contábil Frente às Normas Internacionais de Contabilidade?, por Verônica Cunha de Souto Maior; e ?Desenvolvimento do Brasil e a Carga Tributária?, por Mary Elbe Gomes Queiroz.