Incentivo fiscal à cultura: tema de palestra gratuita no CRCPR

Apenas duas latas de leite em pó para doação a entidades assistenciais é o investimento solicitado para inscrição no seminário que será realizado dia 28 de setembro, no horário das 13h30 às 17h30, no auditório do CRCPR. Inscreva-se aqui

Serão expostos e analisados os aspectos fundamentais da Lei Rouanet e as vantagens do incentivo fiscal. Números mostram que, desde a sua adoção, a legislação tem sido importante fonte de fomento da cultura brasileira nas mais diversas áreas.

O principal objetivo do seminário, organizado pelo Lumen de Comunicação (http://www.grupolumen.com.br) em parceria com o CRCPR, é demonstrar como é simples e ao mesmo tempo vantajoso para as empresas adotar a renúncia fiscal em sua política de desenvolvimento. Serão apresentados exemplos e orientações práticas e legais sobre a destinação de recursos para projetos aprovados para a captação de recursos por meio da Lei Rouanet.

O evento é particularmente interessante para quem atua na área cultural, mas também para profissionais da contabilidade e mesmo para estudantes de Ciências Contábeis que um dia poderão ser consultados sobre aspectos contábeis da lei de incentivo à cultura.

“A classe contábil é o elo entre o contribuinte e o governo na captação de recursos para a cultura. O contador é o educador fiscal. É ele quem instrui o empresário quanto à destinação dos recursos e a importância desse trabalho”, diz Henilton Menezes.

É importante que o contador não enxergue a questão apenas como algo contábil. Mas que tenha a informação de que aquele ato dele vai muito além da Contabilidade, pois, com o benefício no recolhimento do imposto, a iniciativa privada é estimulada a patrocinar eventos culturais e o patrocínio, além de fomentar a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público. Trata-se ainda de ampliar um canal que leva bens culturais aos brasileiros.

Orlando Chiqueto Rodrigues é bacharel e pós-graduado em Controladoria e Gerência Financeira em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É empresário contábil, sócio administrador da Support Contabilidade. Consultor empresarial credenciado pelo SEBRAE nas áreas de empreendedorismo, finanças e planejamento empresarial. Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá - SINCONTÁBIL desde 2008. É diretor da Federação dos Contabilistas do Paraná - FECOPAR. Vice-presidente para assuntos intersindicais da Associação Comercial e Empresarial de Maringá - ACIM. Presidente do Lions Clube Maringá Pioneiros. Presidente do Instituto Cultural Ingá.

Henilton Menezes é jornalista. Foi produtor musical, consultor para elaboração de projetos culturais, produtor e apresentador de programa musical de rádio e produtor executivo cinematográfico. Foi gerente da área de cultura do Banco do Nordeste, sendo responsável pela criação e desenvolvimento do Programa BNB de Cultura, edital de patrocínios culturais e pela instalação da rede de centros culturais daquela estatal. Atualmente é o Presidente da Comissão Nacional de Incentivo a cultura e Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.