Inaugurado o Museu do Contabilista no CRCPR

Tendo ao lado o conselheiro Gilberto Amaral, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, inaugura o Museu do Contabilista

Máquina calculadora e de escrever, computador, mimeógrafo, caneta pena, livros, disquetes são algumas das dezenas de peças antigas do Museu do Contabilista inaugurado, no dia 9 de dezembro, na sede do CRCPR. “A contabilidade tem uma rica história que precisa ser resgatada”, afirmou o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, ao descerrar o pano que cobria a placa onde se lê: “Espaço histórico-cultural que guarda a memória e homenageia a secular profissão contábil brasileira”. Ao lado do presidente, estava o conselheiro Gilberto Amaral, cuja família doou ao museu o acervo que pertencia ao contador Amazonas do Amaral, falecido.

"Visitar o museu equivalerá a uma aula”, disse o presidente do CRCPR ressaltando que a intenção, a partir do ano que vem, é incentivar a visitação de estudantes de cursos de Ciências Contábeis. Além de equipamentos e objetos utilizados no passado, o espaço tem painéis com imagem do padroeiro dos contabilistas, o apóstolo São Mateus; Frei Luca Pacioli, o pai da contabilidade; João Lyra, patrono dos contabilistas brasileiros; símbolos da contabilidade e um breve histórico da contabilidade dos primeiros sinais nas civilizações antigas a seu desenvolvimento no Brasil.

Peças e doações

Entre as peças mais antigas constam uma máquina calculadora de 1900, máquina de escrever de 1930 e um Livro Diário de 1921. A primeira doação veio do contabilista Eros Pupo, uma prensa de parafuso para encadernação dos anos 1940 - equipamento em ferro fundido que servia para colagem de livros. Era usado nos antigos escritórios de “guarda-livros”. Os livros diários tinham que ser impressos por estêncil e pano úmido para fins fiscais.

Além de Amazonas do Amaral e de Eros Pupo, também fizeram importantes doações ao museu Simone C. Laureanti, Odair Foggiato, Fábio Silveira, Wilson Munhoz, Reinaldo A. Foggiato, Nélio M. Orzechowski e inúmeras outras pessoas preocupadas com a memória da contabilidade.

O museu fica aberto à visitação no horário de expediente das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. No período próximo de 22 de dezembro a 2 de janeiro, no entanto, o Conselho estará em recesso.