II Encontro de Jovens Lideranças Contábeis discute desafios e oportunidades da profissão

Por Maristela Girotto - Comunicação CFC

Com a presença de aproximadamente cem participantes, foi realizado neste dia 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), o II Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis, que aconteceu paralelamente à programação do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista.

Na abertura, a anfitriã do evento, Lucélia Lecheta, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que, na véspera, dia 12 de agosto, havia sido comemorado o Dia Internacional da Juventude. Ela falou sobre a importância de as jovens lideranças serem preparadas para gerir as entidades da área contábil no futuro. Ainda, Lucélia destacou que os jovens têm uma habilidade natural para lidar com as tecnologias, o que lhes dá uma grande vantagem, já que a profissão está cada vez mais utilizando recursos tecnológicos.

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, os profissionais que estão chegando agora ao mercado de trabalho da contabilidade são privilegiados, porque estão vivenciando um momento de forte evolução na área. “Hoje nós somos protagonistas de muitos acontecimentos importantes para o Brasil”, acrescentou.

Maria Clara Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), também falou aos participantes do II Encontro de Jovens Lideranças Contábeis. Ela lembrou a época em que começou na profissão e disse que, hoje, os jovens têm à frente um momento em que a Contabilidade está mais avançada e deu um recado: “As crises estão sempre ligadas às oportunidades, por isso temos que nos posicionar e encarar os desafios, pois eles servem para que nós superemos os nossos limites”.

O conselheiro do CFC Joaquim Alencar Bezerra Filho, coordenador da Comissão Nacional do Projeto Jovens Lideranças Contábeis, citou os incentivos do presidente José Martonio Alves Coelho ao trabalho da Comissão e à formação de novos líderes para o Sistema CFC/CRCs. “Estamos atuando bastante no sentido de procurar e de formar novas lideranças”, afirmou, acrescentando que o Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis tem esse objetivo, oportunizando a formação empreendedora dos jovens.