IFRS: curso alcança 1.620 participantes

Ministrado pelos professores Roberto Marcos Navarro e Nelson Zafra nas principais cidades do Paraná, ao longo dos meses de maio e junho, o curso “Novas Normas Brasileiras de Contabilidade segundo os padrões internacionais (IFRS)” teve 1.620 participantes.

As IFRS (International Financial Reporting Standard), editadas pelo IASB (International Accounting Standards Board) e ajustadas ao contexto brasileiro pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC causaram grande impacto às empresas e à contabilidade do país.

Além de aspectos históricos e conceituais que remetem às fases de discussão e aprovação das regras, o curso demonstrou como as empresas brasileiras devem ser classificadas a partir das IFRS, quais devem adotar o padrão completo; as exigências em relação às micro, pequenas, médias e empresas de pequeno porte.
Vários outros pontos foram analisados, enfatizando aspectos práticos, como da elaboração das demonstrações contábeis, balanço, notas explicativas, conciliação dos saldos, análise de recuperabilidade de ativos, depreciação e amortização, contratos de comodatos, e outros.

Professor Roberto Marcos Navarro

Roberto Marcos Navarro
Graduado em Ciências Contábeis pela Associação Educacional do Litoral Santista, pós-graduado pela Unicentro-PR, fez estudos complementares na FEA/USP, UMSA (Buenos Aires, AR). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste e professor convidado na REDEZICOSUR (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Tem experiência nas áreas de administração e contabilidade, com ênfase em administração financeira, tendo atuado também com contabilidade internacional.

Nelson Zafra
Formado em Ciências Contábeis pela FAE, onde lecionou durante sete anos; pós-graduado em controladoria “MBA Controller” pela USP-SP, fez especialização em Desenvolvimento Gerencial pela FGV-SP; professor de pós-graduação; tem mais de 30 anos de experiência nas áreas contábil e fiscal e em contabilidade internacional. Ex-presidente do CRCPR, ex-conselheiro do CFC, membro de comissão de estudos das novas normas brasileiras de contabilidade convergidas ao padrão internacional.

Professor Nelson Zafra