Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

CE Fórum de 2021 reuniu executivos das entidades representativas dos contadores de todo o mundo nos dias 1º e 2 de março


Fonte: Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, participou, nos dias 1 e 2 de março, do CE Fórum de 2021. Anualmente, o evento, promovido pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), reúne executivos das entidades representativas dos contadores de todo o mundo. No Brasil, o CFC e o Instituto dos Auditores Independentes (Ibracon) são as duas entidades da área contábil membros da Ifac. Também estiveram presentes, o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, Elys Tevania, Diretora- executiva CFC e Felipe Bastos, coordenador técnico do CFC. 

A possibilidade da criação de um novo Conselho de Padrões de Sustentabilidade (new SSB, em inglês) foi um dos destaques da programação. No primeiro dia do encontro, o chefe executivo da Ifac, Kevin Dancey, e o diretor executivo da Fundação IFRS, Lee White, debateram questões referentes ao aprimoramento dos relatórios corporativos e quais seriam os próximos passos para criação do novo board. Em dezembro de 2020, o CFC enviou uma carta de contribuição, onde apoia o projeto da organização responsável pela supervisão e governança do International Accounting Standards Board (Iasb). (Leia o documento).

No segundo dia, os participantes discutiram o papel desempenhado pelas organizações de contabilidade (PAOs, na sigla em inglês) diante da transformação digital acelerada durante a pandemia. Segundo a Ifac, a relevância e a sustentabilidade das organizações membros são assuntos críticos e oportunos. Além disso, o ambiente de emissão de normas, que está passando por alterações nos processos de nomeação dos comitês, também foi abordado. Após a apresentação dos temas, os representantes das entidades puderam compartilhar suas experiências em salas menores. 

A gravação do evento, que ocorreu de maneira virtual, pode ser acessada clicando aqui

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.