Ibracon destaca temas que serão abordados na 4ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente

A 4ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, que o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil vai realizar nos dias 18 e 19 de agosto, em São Paulo, no Amcham Business Center, vai contar com um time de palestrantes com relevante experiência no cenário nacional e internacional para debater diversos temas sobre a atividade de contabilidade e auditoria independente no país.

Um dos assuntos já do primeiro dia, 18, é o Novo Relatório do Auditor Independente. “Trata-se de um projeto que está em fase avançada de discussão na International Federation of Accountants (IFAC) e que propõe mudanças significativas no relatório emitido pelo auditor independente”, conta Eduardo Pocetti, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon.

Para este debate, marcado para as 10h, a organização convidou Valdir Coscodai, membro do Comitê Internacional de Normas de Auditoria da IFAC, e os membros da Comissão Nacional de Normas Técnicas do Ibracon, Claudio Longo, Fabian Junqueira e Wanderley Olivetti. Para comandar o painel, foi escalado Eduardo Vasconcellos, diretor de Administração e Finanças do Ibracon Nacional.

As atualidades das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), emitidas pelo Comitê Internacional de Contabilidade (IASB) também compõe um dos temas para o primeiro dia. “Hoje, elas constituem uma fonte de referência para as práticas contábeis mundiais. Essas Normas são adotadas por vários países, como é o caso do Brasil”, diz Idésio Coelho, diretor Técnico do Ibracon Nacional, que vai comandar este painel, a partir das 15h45.

Amaro Gomes, membro do IASB, José Carlos Bezerra, superintendente de normas contábeis da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), Sérgio Odilon dos Anjos, chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil, e Verônica Souto Maior, vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), são os convidados para compor a mesa de debate deste painel.

Desde sua primeira edição, em 2011, quando o Ibracon comemorou 40 anos de fundação, a Conferência passou a ser considerado o maior evento de Contabilidade e Auditoria Independente do Brasil, transformando-se em referência no calendário da classe contábil e empresarial nacional por debater temas relevantes da área, antecipar cenários, contribuir com o desenvolvimento e a atualização profissional.

“Acreditamos que o evento é também uma importante ferramenta de apoio à missão do Ibracon, de manter a confiança da sociedade na atividade de auditoria independente e a relevância da atuação profissional. Temos consciência da importância de representar um segmento imprescindível ao desenvolvimento do País”, diz o presidente do Ibracon.

A 4ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente é um evento credenciado no Programa de Educação Profissional Continuada – CFC: QTG: 12,5 | CMN: 9 | SUSEP: 9 e está com as inscrições abertas.

Aos interessados em participar, mais informações estão no site www.ibracon.com.br/conferencia/edicao4.

Sobre o Ibracon

O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (www.ibracon.com.br) é uma entidade que representa contadores que atuam em auditoria independente e firmas de auditoria independente associadas. É porta-voz da categoria, buscando estimular a valorização da atividade perante a sociedade. O Ibracon tem como missão manter a confiança na atividade de auditoria independente e a relevância da atuação profissional, salvaguardando e promovendo os padrões de excelência em contabilidade e auditoria independente. O Instituto mantém ações nas áreas de comunicação, educação continuada, contribuição técnica para com o mercado e seus órgãos reguladores e representação institucional junto a entidades públicas e privadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ibracon.