O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando a coleta das cinco pesquisas estruturais por empresas (PEEs) com referência às informações do ano de 2023: Pesquisa Anual do Comércio (PAS), Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) e Pesquisa Industrial Anual (PIA Empresa e PIA Produto). Para o sucesso das pesquisas estruturais por empresas, é primordial o apoio dos profissionais da contabilidade.

O IBGE e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) firmaram um acordo para o projeto Preenche Rápido, que automatiza o preenchimento dos questionários de pesquisas. As entidades estão reunindo esforços na divulgação desse Projeto, para as empresas solicitarem às respectivas empresas de TI o desenvolvimento de ferramentas que exportem automaticamente as informações exigidas pelos questionários do IBGE.

Importância das Pesquisas Econômicas do IBGE

O objetivo das estatísticas produzidas pelas Pesquisas Econômicas Estruturais é prover o Sistema Estatístico Nacional com uma série de informações relevantes para subsidiar a elaboração de políticas públicas e estratégias empresariais, alimentando o Sistema de Contas Nacionais contribuindo para indicadores fundamentais para o País, como o Produto Interno Bruto – PIB. Os resultados também são utilizados por Ministérios e demais entidades governamentais, além de instituições de pesquisa, empresas e a comunidade acadêmica. A informação estatística produzida é disseminada para toda a sociedade, com rigor na imparcialidade e igualdade de acesso.

Respostas às Pesquisas Econômicas do IBGE no Paraná

No Paraná, são mais de 20 mil empresas que preenchem anualmente seus respectivos questionários desse levantamento estatístico oficial. Com o apoio dos profissionais de contabilidade nas pesquisas, que são obrigatórias e sigilosas, conforme a Lei 5534/68, o IBGE produz informação baseada em metodologia consolidada, com processos de produção referenciados em padrões internacionais.

A confiabilidade dos indicadores oficiais produzidos está diretamente relacionada à qualidade da informação obtida nas empresas e, em grande medida, à qualidade e à excelência dos profissionais de contabilidade, responsáveis pelo preenchimento dos questionários das operações estatísticas do IBGE.

Serviço de apoio:

Clique aqui para ter acesso à relação de empresas selecionadas para as pesquisas e o respectivo modelo de questionário a ser preenchido!

O questionário pode ser baixado, clicando aqui

As informações sobre os funcionários que trabalham na abordagem do IBGE podem ser verificadas no link https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html ou por meio do telefone 0800-7218181.

Nesse link você encontra explicações detalhadas para o preenchimento das pesquisas.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.