Em abril, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou o período de coleta das cinco pesquisas estruturais por empresas (PEEs) com referência às informações do ano de 2023: Pesquisa Anual do Comércio (PAC), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) e Pesquisa Industrial Anual (PIA Empresa e PIA Produto). Para o sucesso das pesquisas estruturais por empresas é primordial o apoio dos profissionais da contabilidade.

Projeto Preenche Rápido

O acordo de cooperação técnica entre o IBGE e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com vistas ao projeto Preenche Rápido, que permite automatizar o preenchimento dos questionários das pesquisas. Conforme a Diretoria do IBGE, “essa automação traz ganhos significativos em relação a produtividade e qualidade. Os questionários são preenchidos muito mais rapidamente, estimulando, portanto, o preenchimento por parte de um número maior de empresas".

O IBGE e o CFC estão reunindo esforços na divulgação desse Projeto, sensibilizando as empresas informantes das pesquisas econômicas para solicitarem às respectivas empresas de TI o desenvolvimento dessa ferramenta de automação, dentro dos seus sistemas contábeis, com as funcionalidades de exportação automática das informações das empresas-clientes, conforme são requeridas pelos questionários do IBGE.

Importância das Pesquisas Econômicas do IBGE

O objetivo das estatísticas produzidas pelas Pesquisas Econômicas Estruturais é prover o Sistema Estatístico Nacional com uma série de informações relevantes para subsidiar a elaboração de políticas públicas e estratégias empresariais, alimentando o Sistema de Contas Nacionaiscontribuindo para indicadores fundamentais para o País, como o Produto Interno Bruto – PIB

Além dos resultados das pesquisas serem intensamente usadas por diversos Ministérios e demais entidades governamentais, também são fundamentais para instituições de pesquisa, empresas e comunidade acadêmica que elabora estudos sobre os setores de comércio, indústria, serviços e construção. Depois, a informação estatística produzida é disseminada para toda a sociedade, com rigor na imparcialidade e igualdade de acesso

Respondendo às Pesquisas Econômicas do IBGE no Paraná

No Paraná, são mais de 20 mil empresas que preenchem anualmente seus respectivos questionários desse levantamento estatístico oficial, reportando informações que envolvem dados cadastrais, pessoas ocupadas, receitas, custos e despesas, imobilizado, estoques, dados regionalizados e produtos. Com apoio dos profissionais de contabilidade nas pesquisas, que são obrigatórias e sigilosas, conforme a Lei 5534/68, o IBGE produz informação baseada em metodologia consolidada, com processos de produção referenciados em padrões internacionais.

A confiabilidade dos indicadores oficiais produzidos está diretamente relacionada à qualidade da informação obtida nas empresas e, em grande medida, à qualidade e à excelência dos profissionais de contabilidade, responsáveis pelo preenchimento dos questionários das operações estatísticas do IBGE.

Serviço de apoio:

Clique aqui para ter acesso à relação de empresas selecionadas para as pesquisas e o respectivo modelo de questionário a ser preenchido!

O questionário pode ser baixado, clicando aqui

As informações sobre os funcionários que trabalham na abordagem do IBGE podem ser verificadas no link https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html ou por meio do telefone 0800-7218181.

Neste link você encontra explicações detalhadas para o preenchimento das pesquisas.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.