Em julho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início à coleta das informações referentes às cinco Pesquisas Econômicas Estruturais Anuais: Pesquisa Industrial Anual – PIA Empresa, Pesquisa Industrial Anual – PIA Produto, Pesquisa Anual de Comércio – PAC, Pesquisa Anual de Serviços – PAS e Pesquisa Anual da Indústria da Construção – PAICPara 2023, foi renovado o acordo de cooperação técnica entre o IBGE e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com vistas ao projeto Preenche Rápido, que permite automatizar o preenchimento dos questionários das pesquisas, além de outras iniciativas nos campos da capacitação e da divulgação.

Desde 2018, o IBGE implantou nos seus sistemas a funcionalidade que permite a importação de informações para os questionários a partir de um arquivo de extensão csv. No entanto, essa funcionalidade era pouco conhecida e os softwares de contabilidade não estavam preparados para gerar a informação no layout que o contador precisava, o que foi aperfeiçoado com o projeto Preenche Rápido, que ajudou a melhorar o processo de coleta das informações.

Dentro do escopo do projeto, o IBGE e o CFC pretendem divulgar mais o projeto e promover ainda nesse ano um seminário de capacitação para profissionais da contabilidade, com foco na qualidade do preenchimento.

As estatísticas produzidas pelas Pesquisas Econômicas Estruturais auxiliam no desenho de políticas públicas e estratégias empresariais, e alimentam o Sistema de Contas Nacionais, contribuindo para a construção de estimativas fundamentais para o País, a exemplo do Produto Interno Bruto – PIB brasileiro. São usadas por diversos Ministérios e demais entidades governamentais, instituições de pesquisa, empresas e comunidade acadêmica.

Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.