I Jocobras movimenta Guaratuba, no feriado de Corpus Christi.

Paraná é o campeão

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Paulo Caetano, os Jogos Brasileiros dos Contabilistas - Jocobras ? são uma oportunidade única de integração da classe contábil brasileira, a exemplo do que vêm fazendo, há mais de 15 anos, os Jogos dos Contabilistas do Paraná, Jocopar. A sua opinião foi compartilhada pelas autoridades que prestigiaram a primeira edição dos jogos, entre elas, Valdir Pietrobon, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas ? Fenacon; presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais ? CNPL, Francisco Antonio Feijó; Mário Berti, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná ? SescapPR; presidente da Federação dos Contabilistas do Rio Grande do Sul - Federacon, Sérgio Gilberto Dienstmann; presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina ? Fecontesc, Jandival Ross.

Cerca de 500 pessoas participaram da competição, que teve como anfitriã a Federação dos Contabilistas do Paraná - Fecopar, entre os dias 22 e 24 de maio, na cidade de Guaratuba, no litoral parananense.

Momento histórico

Há muito tempo os dirigentes contábeis sonhavam com a realização de jogos nacionais da classe, que fossem além da simples disputa. Este ano, devido aos esforços de três federações: Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), o desejo ganhou forma. ?Esse é um momento histórico porque, pela primeira vez, reunimos contabilistas de diferentes estados para uma prática esportiva... Não temos dúvidas de que, dentro de alguns anos, vamos reunir o país inteiro?, aposta o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, lembrando que o Jocobras foi promovido graças à força de muitos parceiros. Apoiaram e tornaram possível a realização do primeiro Jocobras: a CNPL, o SescapPR, a Domínio Sistemas, a Fenacon, o CRCPR, a EBS Sistemas e a Exactus Softwares.

A solenidade de abertura aconteceu no Ginásio Governador José Richa, dia 22. A cerimônia, comandada por Gerson Borges, contou com os desfiles das três delegações e presidentes de sindicatos de contabilistas. Houve ainda a volta da tocha olímpica, empunhada por Vilson Oliveira, o juramento dos atletas, puxado por Antônio Gaspar, e duas apresentações folclóricas da região. O almoço de encerramento aconteceu debaixo de muito sol, com uma vista exclusiva para o mar, no restaurante Bom Apetite, dia 24. A delegação do Paraná colocou a medalha dourada no peito e ergueu a taça do I Jogos Brasileiros dos Contabilistas ? Jocobras, seguida pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O título é resultado da 1º colocação no futebol sênior, futsal e canastra; 2º na bocha e 3º no bolão e, outra conquista, no futebol sênior e futsal.

Autoridades que prestigiaram o evento

Gerson Borges comanda o cerimonial

Delegação do Paraná