Hylcinéia Liboni assume a presidência do Sicap

Refletindo o expressivo aumento da participação feminina na classe contábil, mais uma mulher é alçada ao posto de dirigente de uma entidade no Paraná: no dia 14 de março, Hylcinéia Deisy da Silva Liboni tomou posse como presidente do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana (Sicap). O momento da cerimônia de posse não poderia ser mais oportuno, na semana em que se comemora no mundo todo o Dia Internacional da Mulher.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, ressaltou a crescente participação das mulheres na sociedade, mas lamentou os abusos inomináveis que ocorreram no passado e o fato de que os avanços não vêm ocorrendo na velocidade desejada: “ainda hoje, em alguns países, e mesmo em sociedades abertas, ocorrem violências inomináveis contra as mulheres, um resquício desse passado triste”, disse. A seguir, comemorou as conquistas que vêm ocorrendo no âmbito da sociedade brasileira, em que “as mulheres vêm podendo mostrar o seu poder, protagonizando mudanças fundamentais, alterando o seu modo de vida e de toda a sociedade, lutando por direitos, liberdade, respeito, cidadania, dignidade e inclusão social. Vêm derrubando

preconceitos, tabus e discriminações, mostrando que podem, conquistando reconhecimento em todos os campos”. Falando especificamente sobre crescente presença feminina na área de contabilidade, destacou: “mulher na profissão era uma raridade e atualmente elas já são quase 50% do contingente com registro ativo, no país, constituindo a maioria nos cursos de Ciências Contábeis”.

A cerimônia aconteceu na sede da Associação Filantrópica Ferra Mula. Hylcinéia Liboni afirmou em seu discurso: “teremos como prioridade algumas atividades que, entendemos, são o alicerce para o crescimento do quadro associativo. Atuar com transparência e trabalhar por uma organização sindical ética e ativa, em busca da melhoria do profissional. Nosso objetivo é fazer o sindicato crescer e a consolidação do nosso sindicato. Espero e acredito que poderemos ter sucesso na conquista de um sindicato mais unido, em defesa dos interesses dos associados”.

A solenidade também contou com a presença de Divanzir Chiminacio, presidente Fecopar, Narciso Luiz Rasteli, conselheiro do CRCPR e Diretor da UNESPAR - Campus Apucarana, Maria Célia Mariotto Moroti, - delegada regional do CRCPR em Apucarana e Antonio do Carmo Simões, diretor regional do Sescap-PR de Arapongas e Região.