No dia 28 de fevereiro, às 8h30, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, em Guarapuava, realizará um café da manhã destinado aos contadores, abordando o Projeto Acolher voltado para a Atenção à Rede de Maternidade, Pediatria e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. O intuito é motivar os profissionais contábeis a sensibilizarem seus clientes sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda (IR) para esse projeto. O evento acontecerá na Unidade Cidade dos Lagos, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer as instalações hospitalares. Recentemente, o Hospital concluiu o cadastro no Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e está habilitado para receber destinações do IR.

De acordo com as Instruções Normativas da Secretaria da Receita Federal (SRF) nºs 1.131 de, 20/02/2011, e 267, de 23/12/2002, pessoas físicas e jurídicas podem destinar percentuais do IR para o Fundos Municipais da Infância e da Adolescência (FIA) e Fundos Municipais da Pessoa Idosa (FMPI). Não se trata de doar, mas de destinar um percentual do que é devido, sendo que empresas podem destinar até 1% e pessoas físicas, até 6% do valor do Imposto de Renda, que são repassados a esses fundos.

O Paraná é um dos Estados em que os contribuintes mais destinam recursos via IR e, mesmo assim, ainda explora menos de 5% de todo o potencial existente para essas destinações.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.