Homenagens marcam reunião plenária no dia do Contador

O dia do contador é comemorado anualmente em 22 de setembro e, para marcar a data, a reunião plenária do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) preparou homenagens e surpresas para três profissionais de destaque no estado. Os profissionais vieram à sede do CRCPR certos de que participariam de encontro trivial com os conselheiros da casa, mas foram surpreendidos pelo discurso de honra e agradecimento do presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, que fez um breve relato sobre a trajetória de cada um deles na história da contabilidade paranaense.

O contador José Ronkoski, que é natural de Campo Largo, mas se estabeleceu em Curitiba, recebeu, das mãos do presidente do Conselho, termo de reconhecimento pelos seus 21 anos de atividades contábeis. O contador é integrante da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR, criada para promover a interação com o profissional contábil atuante em cooperativas. O grupo especial, em parceria com outros setores do cooperativismo brasileiro, conseguiu aprovar, junto à Câmara Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o entendimento de que as cotas-partes dos cooperados devem ser registradas como patrimônio líquido nos balanços das cooperativas. Durante a homenagem, o presidente destacou o papel determinante da comissão no processo e parabenizou Ronkoski pelo seu empenho ao longo da negociação da matéria.

Darci de Oliveira Santos também foi surpreendido pelas homenagens do dia. Ele é o delegado regional do CRCPR em Colombo, e compareceu à sede do Conselho acreditando que a sua presença na reunião plenária foi solicitada para tratar de assuntos relacionados ao trabalho cotidiano. O contador se emocionou diante do termo de reconhecimento pelos seus 42 anos de dedicação à prática contábil e colaboração junto às entidades representativas da classe, recebido dias antes do seu aniversário, que será comemorado no próximo dia 27. O ponto alto da homenagem ficou por conta da família de Darci, que também participou das homenagens ao contador comparecendo na reunião.

Indicado por diversos professores de ciências contábeis em Maringá, o contador João Narcizo de Souza é considerado um expoente da carreira na região. Ele é natural de Cajuru(SP), tem 53 anos de história contábil e inspira gerações. Narcizo concluiu o curso técnico em contabilidade da Escola Técnica de Comércio de Maringá, em 1962, aos 28 anos. Quando parecia ter alcançado a estabilidade profissional, entretanto, ele decidiu ir além, e prestou o vestibular para concorrer a uma vaga no curso de ciências contábeis. Aprovado, Narcizo concluiu a graduação juntamente com a sua filha, que hoje também é contadora por causa do exemplo paterno de dedicação à contabilidade. O presidente Marcos Rigoni entregou o termo de reconhecimento ao contador sob os aplausos dos presentes.

“O CRCPR está em festa, e eu me sinto extremamente feliz por fazer parte dessa comemoração tão importante para a contabilidade. É muito gratificante poder prestar homenagens a profissionais dedicados e exemplares, que representam de forma muito digna o trabalho desenvolvido por todos os contadores do nosso estado”, comemorou o presidente do CRCPR.