Grupo promove a troca de experiências em auditoria interna

Estimular a troca de experiências e informações relacionadas com o trabalho de auditoria interna e áreas correlatas com o objetivo de difundir as melhores práticas entre as empresas e, por consequência, contribuir com o avanço da auditoria interna. Essa é a missão do Grupo de Auditores Internos do Paraná, segundo o contador René Guimarães Andrich, gerente de auditoria interna da Electrolux. O Gaip foi criado em maio de 2012 e já conta com mais de 150 participantes nos encontros realizados a cada dois meses em Curitiba, organizados por meio da rede Linkedin.

René Guimarães Andrich, da Electrolux; Juarez Miguel Rosselin, da Fomento Paraná, e Alex Freitas, da Price Waterhouse, apresentam o Grupo de Auditores Internos do Paraná-Gaip à diretoria do CRCPR.

Acompanhado dos colegas Alex Freitas, diretor da Price Waterhouse, e Juarez Miguel Rosselin, da Fomento Paraná, René apresentou o Gaip, na última terça-feira, 2, à presidente do CRCPR Lucélia Lecheta e ao diretor do CRC Gerson Borges de Macedo, com a finalidade de firmar parceria.

René, palestrante do Instituto dos Auditores do Brasil, conta que teve a ideia de criar o grupo ao sentir a carência de entidade com essas características na região. Assumiram o desafio com ele, Alex de Freitas e Fábio Pimpão, coordenador de auditoria interna da Britanite.

Sete eventos já foram realizados, com a participação de profissionais de grandes empresas de Curitiba e região metropolitana e de Santa Catarina. O primeiro foi utilizado para apresentação do grupo e das empresas representadas. Nos seguintes, palestrantes fizeram explanação, seguida de debates, dos seguintes temas: Auditoria Interna Baseada em Riscos, Estrutura da Área e Ferramentas de Auditoria Interna, Fraude (comentários sobre o Congresso Brasileiro de Auditoria Interna – o próximo será de 22 a 25 de setembro, em Fortaleza), Auditoria e Gestão de Riscos no Conceito da Sustentabilidade das Organizações, Imperativos para Mudança, Regimento Interno e Pesquisa Global IIA.

Próximo encontro dia 5 de agosto

O oitavo encontro está programado para o dia 5 de agosto, na PUC-PR, no horário das 8h30 às 12h. “Estratégia e Governança Corporativa: O Papel dos Profissionais de Auditoria e Compliance na Integração dessas Disciplinas” é o tema da palestra que será ministrada por Felicio Mascarenhas, sócio-fundador da VECTE, professor de Governança Corporativa no MBA Estação Business School, com experiência de mais de 17 anos na área e passagem pela KPMG do Brasil, Ernst & Young e Andersen Consulting/Accenture.

As inscrições para o encontro são gratuitas. Para participar, acesse a rede Linkedin, procure por Gaip e preencha a ficha correspondente.