Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Grupo de estudo soluciona questões de RH em Londrina

Organizado por profissionais que atuam na área de recursos humanos, grupo de estudo junto ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Empresas de Assessorias, Perícias, Informações e Pesquisas - Sescap- de Londrina, vem utilizando a troca de informações e experiências para solucionar problemas do dia a dia das empresas na área de RH, departamento de pessoal e especialmente trabalhista. O coordenador, Mário Sérgio Curti, explica como o grupo nasceu e funciona.









imagem







Assessoria de imprensa do CRCPR - Como surgiu o grupo de estudo trabalhista junto ao Sescap-Londrina?

Mário - No SESCAP existe um grupo de empresários, o “GDEC”, que já se reunia para aprimorar suas empresas. Como o departamento de pessoal de escritório de contabilidade é bastante complexo, tive a idéia de criar um grupo de estudos em nosso campo de atuação para facilitar o trabalho diário. Temos também a necessidade de treinamentos básicos, as pessoas envolvidas são altamente capacitadas, necessitando de um aprofundamento maior nos temas.

Qual é a finalidade do grupo?


É aprimorar os serviços prestados a clientes e empresas, abrangendo de forma global Recursos Humanos e principalmente Departamento de Pessoal, através da troca de experiências, vivências diárias, casos práticos e demais situações do cotidiano.

Quem participa?

Apenas pessoas que trabalham com departamento de pessoal, na condição de encarregado, contador, administrador advogado etc. Não são admitidos auxiliares, pois não têm o domínio total da matéria. Quando teve início, convidamos todos os associados, mas agora, como o grupo já está formado, não é mais possível a adesão.

O que é discutido nas reuniões?

Nas reuniões, realizadas uma vez ao mês, na sede do Sescap Londrina, discutimos temas variados. Sempre levamos um especialista em determinado assunto ou até mesmo autoridades de órgãos públicos, sindicatos. Já estiveram conosco o Delegado da Regional do Ministério do Trabalho de Londrina; representantes de sindicatos dos empregados de mais de 10 categorias, entre elas, Comércio Varejista, Bares e Restaurantes, Condomínios e imobiliárias e outros.
Além dos temas discutidos nas reuniões, temos um canal de comunicação virtual, pelo qual podemos inserir a qualquer momento um assunto novo para ser discutido.

Cite exemplos de problemas debatidos e resolvidos a partir da atuação do grupo.

Para não dizer que já abordamos quase tudo, abaixo aponto algumas situações que considero importantes: Se as contribuições que são cobradas pelos sindicatos (taxas de reversão, contribuição confederativa) são legais ou não, se são obrigatórias ou não. Processo de demissão por justa causa, como fazer os trâmites em caso de abandono de emprego. Férias coletivas, tema ministrado pelo delegado do Trabalho. Benefícios do INSS, um advogado especialista na área nos apresentou uma explanação completa sobre aposentadorias. Afastamento do empregado, como proceder, etc...









imagem