Grande público participa de palestra sobre o eSocial em Curitiba

Cerca de 230 pessoas acompanharam na manhã da segunda-feira, 17, a palestra eSocial – O que, Porque e Como – Uma abordagem executiva, com Roberto Dias Duarte, no auditório Boleslau Sliviany, na sede do CRCPR em Curitiba. O evento foi realizado em parceria com a Mastermaq.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais,
Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, permitindo à Receita Federal, à Caixa Econômica, ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sua utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.

No início da manhã desta segunda, 17, público começa a ocupar as cadeiras no auditório do CRCPR.

De acordo com informações do site www.esocial.gov.br, a obrigação de prestar informações pelo eSocial será escalonada conforme o seguinte cronograma:

a) Produtor rural pessoa física e segurado especial: vai iniciar até 30/04/2014;

b) Empresas tributadas pelo Lucro Real: vai iniciar até 30/06/2014;

c) Empresas tributadas pelo Lucro Presumido, Entidades Imunes e Isentas e optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional, Micro Empreendedor Individual (MEI), contribuinte individual equiparado à empresa e outros equiparados a empresa ou a empregadora: vai iniciar até 30/11/2014;

d) Órgãos da administração direta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como suas autarquias e fundações: vai iniciar até 31/01/2015.

Para os obrigados nas letras “a” e “b”, o envio dos eventos periódicos (Folha e Apuração) iniciará a partir da competência seguinte, maio/2014 e julho/2014 respectivamente.

Para os obrigados nas alíneas “c” e “d”, o envio dos eventos periódicos será obrigatório a partir da própria competência inicial, novembro/2014 e janeiro/2015 respectivamente.

Público acompanha palestra sobre o eSocial no CRCPR em Curitiba na segunda, 17.

Roberto Dias Duarte ministrou a palestra sobre o eSocial aos 230 profissionais participantes.

No site www.esocial.gov.br está disponível para download o Manual de Orientação do eSocial.

Confira mais foto da palestra em facebook.com/CRCPR.