Gestão de mudança para o eSocial: talk show gratuito, dia 29, no CRCPR
O eSocial é a sigla para o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas e faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), lançado em 2007. O sistema, a partir de 2015, vai mudar a forma como todas as empresas do Brasil lidam com as obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Um bate-papo com especialistas vai debater o tema dia 29 de outubro, no horário das 19h às 21h30, no auditório do CRCPR. Participação gratuita. É uma oportunidade para conhecer os desafios, consequências e desdobramentos nesta cultura e ainda para esclarecer dúvidas. O e-social vai unificar o envio dos dados sobre trabalhadores para o governo federal e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez, simplificando e eliminando burocracias. A transmissão será por meio eletrônico, evitando papelada. Nove obrigações feitas mensalmente e anualmente pelas empresas para diversos órgãos (como o Caged, a Rais, a Dirf e a Gfip) serão substituídas por um único envio, diretamente para o sistema.
Não ocorrerá impacto somente sobre o sistema tecnológico operacional do RH, mas também nos processos internos e na cultura da organização. A implantação do eSocial requer um conjunto grande de atividades trabalhosas, desde a revisão do cadastro dos colaboradores, a revisão dos cargos e funções, treinamentos obrigatórios, jornada de trabalho, concessão de benefícios, procedimentos e políticas de RH.
O eSocial vai interferir fortemente na cultura das empresas de todos os portes e segmentos. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, com apoio do CRCPR, convidou experientes especialistas de diferentes áreas para um tal show sobre o tema.
A propósito, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Receita Federal do Brasil (RFB), a Caixa Econômica Federal (CEF), o Ministério da Previdência Social (MPS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Sebrae e Fenacon, estão fazendo uma consulta pública para subsidiar o desenvolvimento de módulo do eSocial específico para Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
De acordo com a SMPE, o layout do eSocial foi concebido para abranger todo o espectro de empresas e empregadores, das menores até grandes empresas. Por isso, ele contém uma série de campos de preenchimento para dar conta dos eventos que podem acontecer numa empresa no decorrer de suas atividades. Mas, segundo a secretaria, vários desses eventos não seriam passíveis de ocorrer em MPEs, devido às suas peculiaridades. A consulta pública pode ser acessada no site www.consultas.governoeletronico.gov.br, clique na aba “Consultas em Andamento”.