Gabaritos das provas do exame de suficiência serão divulgados até 20 de abril

O exame de suficiência para candidatos interessados em exercer a profissão contábil foi realizado em todo o Brasil no último domingo. Os gabaritos das questões objetivas devem ser divulgados em cerca de 20 dias. Na avaliação do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, José Martônio Alves Coelho, "a aplicação das provas desta primeira edição de 2011 do exame de suficiência foi bastante satisfatória. Tudo transcorreu dentro da normalidade, considerando-se um certame desse porte, realizado simultaneamente em 116 cidades brasileiras e com mais de 16 mil inscritos. Todos os candidatos que compareceram aos seus locais de prova puderam fazer o exame. A Fundação Brasileira de Contabilidade e o Conselho Federal de Contabilidade, com o auxílio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), trabalharam com afinco e zelo para garantir a eficiente organização e a devida ordem durante a aplicação do Exame em todo o Brasil?.

Somente no Paraná havia 1.418 inscritos. As provas foram realizadas em Curitiba, no campus do Jardim Botânico da UFPR; em Londrina, na UNIFIL ? Centro Universitário Filadélfia; em Maringá, no CESUMAR ? Centro Universitário de Maringá; em Ponta Grossa, na SECAL ? Sociedade Educacional e Cultural Amélia; em Umuarama, no auditório do SINCOUMA ? Sindicato dos Contabilistas de Umuarama; em Francisco Beltrão, na UNISEP ? União de Ensino do Sudoeste do Paraná; e em Cascavel, na UNIVEL ? União Educacional de Cascavel.

Resultados do exame

Informa a FBC que os gabaritos das questões objetivas das provas serão divulgados nos sites do CFC, da FBC (www.fbc.org.br) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade no prazo de até 20 dias após a data de realização das provas. Será considerado aprovado o candidato que acertar, no mínimo, 50% das questões. A relação dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e divulgada nos endereços eletrônicos do CFC, da FBC e dos CRCs em até 60 dias da data das provas. Os aprovados no Exame terão o prazo de dois anos, a contar da data da publicação da relação no DOU, para requererem o registro profissional, no Conselho Regional de Contabilidade, na categoria para a qual tenham sido aprovados.

Em caso de aprovação e solicitação, os CRCs poderão emitir, sem ônus, a Certidão de Aprovação na qual constará a categoria e a data da publicação do resultado no Diário Oficial da União. Para essa solicitação, o candidato aprovado deve apresentar os seguintes documentos: cópia autenticada do documento de identidade; e cópia autenticada do certificado, diploma ou declaração da instituição de ensino, comprovando que a conclusão do curso ocorreu em data anterior à realização do exame.

Obrigatório por lei

O exame de suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que candidatos a exercer a profissão contábil terão que obedecer os seguintes requisitos: conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade.

A regulamentação do exame como requisito para obtenção ou restabelecimento de registro profissional em CRC consta da Resolução CFC nº 1.301/10, publicada no dia 28 de setembro. Ela abrange desde a conceituação, periodicidade, aplicabilidade, aprovação e conteúdo programático das provas até aspectos da realização e aplicação do exame, além de tratar dos recursos, dos prazos e de questões gerais.

No entendimento do presidente do CRCPR, Paulo Caetano: ?O exame é uma vitória para a classe contábil brasileira! Não o encaremos como uma imposição pura e simplesmente, um obstáculo posto artificialmente para quem deseja exercer a profissão contábil, mas uma exigência na perspectiva da qualidade, que renderá valorização a quem se esforça para ser um bom profissional. Hoje, um simples diploma em curso técnico ou de graduação não basta como comprovante de qualificação?.

Candidatos aguardam o horário das provas no campus da UFPR Jardim Botânico

Candidatos fazem provas em Curitiba