Futebol, contabilidade e a Copa do Mundo: Bate-Bola Contábil chega a Curitiba dia 8

Expoentes da área contábil nacional entram em campo para discutir temas que interligam futebol e contabilidade, como a prestação de contas das entidades esportivas. Itinerante, o projeto Bate-Bola Contábil percorre, de abril a junho, as 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

Curitiba recebe o evento dia 8 de maio, a partir das 14h, no auditório do Conselho de Contabilidade (CRCPR), com a temática A Copa do Mundo no Brasil – A abertura de capital na Bolsa de Valores dos clubes de futebol brasileiros – Uma visão de futuros. Quatro palestras e um talk fazem parte da programação.

Inscreva-se aqui.

Acesse aqui o site do Bate-Bola Contábil.

Programação

O contador Antonio Miguel Fernandes vai abordar a ITG 2003, norma do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que estabelece critérios e procedimentos específicos de avaliação, registros e estruturação das demonstrações contábeis de entidades de futebol profissional e de práticas desportivas profissionais, e àquelas que, direta ou indiretamente, explorem a atividade desportiva profissional ou amadora.

Contabilidade, governança e accountability em entidades desportivas é o tema da apresentação do Dr. Amaury Rezende, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo no campus de Ribeirão Preto.

Futebol e o mercado de ações é o foco da palestra do Prof. Dr. Vicente Pacheco, mestre em contabilidade e doutor em engenharia de produção, membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, a Abracicon, e do contador Odirlei A. Tedesco, mestre em contabilidade e sócio da Axcel Auditores Independentes S/S.

Outra apresentação será sobre o papel do esporte na criação de valores para a sociedade e os aspectos que envolvem a parceria público-privada no futebol. O instrutor deste tema mudou e novo nome está sendo definido pela organização.

Por fim, o evento será encerrado com um talk show sobre as perspectivas delineadas antes e após a realização de campeonatos esportivos no país.

O investimento varia de acordo com a categoria do participante. Para estudantes, o valor é de R$ 40; profissionais da contabilidade pagam R$ 50; de demais interessados, R$ 80.

O projeto

O Bate-Bola Contábil é uma iniciativa da Abracicon, com o apoio institucional do CFC e do Ministério do Esporte. Em audiência com o titular da pasta, Aldo Rebelo, no início deste ano, a presidente da academia, contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, declarou que o projeto visa incentivar a correta prestação de contas durante o mundial do Brasil.

Na oportunidade, o ministro destacou que os profissionais de contabilidade “têm, historicamente, um mercado grande a atingir e um serviço importante a prestar”. “Gestão de recursos e gestão contábil só podem ser feitas por um profissional da área. Queremos chamar a atenção dos profissionais e as empresas que precisam prestar contas para esse nicho de mercado, ao mesmo passo em que incentivamos a atualização do conhecimento”, acrescentou Maria Clara.

A edição curitibana está sendo organizada com o apoio do CRCPR, Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR).