Francisco Beltrão sedia reuniões intersindical e da Fecopar

Encerrado em 14 de agosto o prazo para registro de chapas para as eleições de 2013 do CRCPR, o coordenador da Comissão Eleitoral, vice-presidente administrativo Marcos Rigoni de Mello, anunciou, na última sexta-feira, 30, em Francisco Beltrão - durante reunião da Comissão Intersindical -, que uma única chapa de candidatos foi inscrita. As eleições para a renovação de dois terços do plenário do CRCPR serão realizadas de 19 a 21 de novembro.

Na oportunidade, Lucélia Lecheta, presidente do Conselho, e Rigoni, falaram também sobre o calendário de cursos presenciais do CRCPR programados para 2014. Os sindicatos, afirma a presidente, "são parceiros fundamentais para o efetivo alcance do público-alvo dos treinamentos por todo o Estado".

A cada nova rodada de cursos, dezenas de cidades são contempladas e milhares de profissionais da contabilidade têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e aprender novos conteúdos com instrutores especializados em diversas temáticas.

Em Francisco Beltrão, dia 30, dirigentes sindicais e do CRCPR se reúnem para discutir temas como a Resolução CFC no 1445/2013.

Eles fizeram ainda algumas ponderações sobre a Resolução CFC no 1445/2013, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados por profissionais e organizações contábeis para cumprimento das obrigações previstas em lei para a prevenção dos crimes de lavagem de dinheiro.

A resolução visa atender as mudanças trazidas pela Lei nº 12.683, de 9 de julho de 2012, que alterou a Lei n.º 9.613/1998. Em breve, o Conselho Federal de Contabilidade deve lançar uma cartilha com orientações a respeito do assunto.

À direita, Lucélia Lecheta, ao lado de Marcos Rigoni de Mello e Divanzir Chiminácio, presidente da Fecopar.

Fecopar elege Contabilista do Ano e Dirigente Sindical em Destaque

Na mesma data, ainda em Francisco Beltrão, os presidentes dos 17 sindicatos de contabilistas do Paraná elegeram Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Ética e Disciplina do CRCPR, Contabilista do Ano, e Idinei Hundsdorfer, vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão (Sinconcam), Dirigente Sindical em Destaque, durante reunião de trabalho da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná, a Fecopar.

Hundsdorfer, eleito Dirigente Sindical em Destaque, com a presidente do Sinconcam, Prescila Francioli.

Elizangela Kuhn, eleita Contadora do Ano. [Arquivo CRCPR]

Sincobel comemora 25 anos

Associados e autoridades contábeis comemoraram, na noite de sexta-feira, 30, os 25 anos de atividade do Sindicato dos Contabilistas de Francisco Beltrão e Região (Sincobel), com uma reunião festiva na Chácara Rios/Parque das Laranjeiras.

Na ocasião, foram homenageados os ex-presidentes do Sincobel, Romeu Antonio Werlang, Renir Alexandre Comunelo, Joao Bactista Manfroi, Rui Luquini, Mari Stela Damiani, Lauri Helfenstein, Henrique Antonio Brocardo, Neiva Maria Dapont e Ademir Jorge Arisi, e os componentes da primeira diretoria do sindicato.

De acordo com o atual presidente da entidade, Adenilson Miranda, mais de cem contabilistas participaram da reunião de fundação do Sincobel, conforme a Ata nº 28, sendo eleitos na época por unanimidade. [com informações do Jornal de Beltrão]