Foz do Iguaçu se prepara para receber participantes de todo o Brasil no maior evento da classe contábil do PR

Pelo menos 1.500 participantes, entre profissionais da contabilidade, professores e estudantes, são esperados para o maior evento da classe contábil paranaense - a 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, de 17 a 19 de maio, no Hotel Bourbon Cataratas.

Inspirada no tema geral "O profissional da contabilidade e o novo Brasil: ética, mercado e informação", a programação contará com palestrantes de vasto conhecimento, a exemplo do professor Clóvis de Barros Filho e do atleta de maratonas extremas, Marcelo Alves, entre os nomes confirmados. Também já estão definidas as participações do professor Luiz Omar Setúbal Gabardo, que ministrará o painel “Cruzamento de informações fisco-contábeis”; o professor Everson Luiz Breda Carlin falará sobre “Compliance”; e os professores Carlos Roberto Juliano Longo e Cinthia Spricigo atuarão na mesa-redonda “Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: uma reflexão sobre os rumos da educação brasileira”, no Fórum dos Coordenadores e Professores.

Além de palestras e painéis, haverá ainda fóruns específicos com temáticas do interesse da mulher contabilista, do contador público, dos peritos contábeis, dos auditores contábeis, do terceiro setor, das cooperativas, dos estudantes de ciências contábeis e jovens lideranças e do empresário contábil, entre os principais segmentos da classe contábil.

Inovação: conceito, atitude e identidade

Considerado um dos intelectuais mais instigantes da atualidade no país, com livros e palestras que vêm fazendo grande sucesso, com milhares de seguidores nas redes sociais, o professor Clóvis de Barros Filho falará sobre “Inovação: conceito, atitude e identidade”.

Nascido em Ribeirão Preto, São Paulo, Clóvis de Barros Filho, 50 anos, é autor dos livros “Ética e Comunicação Organizacional”, “Ética na Comunicação”, “A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade”, “Teorias da Comunicação em Jornalismo – Reflexões Sobre a Mídia”, Felicidade ou Morte (em parceria com Leandro Karnal, Papirus, 2016), “A Vida Que Vale a Pena Ser Vivida” (em parceria com Arthur Meucci), “Somos Todos Canalhas” (em parceria com Júlio Pompeu), “Ética e Vergonha na Cara” (em parceria com Mário Sérgio Cortella), “Corrupção, parceria degenerativa” (com Sérgio Praça), “O Executivo e o Martelo” (com Arthur Meucci), entre outros.

Planejamento, gestão de risco e trabalho em equipe

Desde 2011, Marcelo Alves adotou as maratonas extremas como objetivo, esporte, lazer e terapia. Depois de muito suor, lágrimas e quilômetros corridos em todos os continentes do planeta, tornou-se referência nacional e internacional neste tipo de maratonas.

Em sua participação na convenção, apresentando exemplos e fazendo reflexões sobre sua experiência, ele destacará a importância da preparação, planejamento, estratégia, logística e performance para quem se coloca metas e pretende superar desafios.

Marcelo Alves é administrador, com MBA em marketing e está há mais de 10 anos à frente da empresa Overstress, que implanta programas de qualidade de vida corporativa. Ele é o único brasileiro e primeiro sulamericano a completar a World Marathon Challenge, prova que consiste em correr 7 maratonas, em 7 dias consecutivos, nos 7 continentes (Antártida, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania).

Trabalhos técnicos e científicos

Profissionais, professores e estudantes de contabilidade podem aproveitar o evento para apresentar seus trabalhos técnicos e científicos. O regulamento para a submissão dos trabalhos está disponível em aqui. O prazo para inscrição vai até 10 de março. Os trabalhos serão avaliados quanto à inovação, profundidade, contribuição ao avanço do conhecimento, qualidade do referencial teórico, análise dos resultados, conclusões e aderência ao tema da convenção.

Os três melhores trabalhos, segundo a avaliação da Comissão Especial de Avaliação, receberão prêmios em dinheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), sendo R$ 1500,00 para o primeiro colocado, R$ 1000,00 para o segundo e R$ 500,00 para o terceiro, além de certificado de mérito. O melhor trabalho também receberá o Prêmio Professor Orivaldo João Busarello e será publicado no site ou na Revista do CRCPR.

Novos contatos, novos negócios

A feira de negócios tem sido, em outros eventos, uma grande atração. As pessoas que não estiverem participando de uma palestra podem aproveitar para percorrer os estandes, conhecer as diversas soluções que as empresas estarão apresentando e fazer novos contatos profissionais, que podem resultar em proveitosas parcerias e oportunidades de negócios.

Apelo turístico

À parte a oportunidade de atualização profissional e networking, o participante pode aproveitar também, nos intervalos da programação ou esticando a estada até o fim de semana, o inigualável apelo turístico de Foz do Iguaçu, as três fronteiras e da binacional Itaipu.

Confira aqui toda a programação e faça sua inscrição.