Foz do Iguaçu inaugura espaço para microempresários, a Casa do Empreendedor

Foi inaugurada, dia 8 de abril, em Foz do Iguaçu, a Casa do Empreendedor, espaço destinado ao atendimento de empreendedores individuais e também microempresários interessados em investir na cidade. Além de abrigar setores de todas as repartições envolvidas na abertura de empresas ? como as secretarias de Planejamento, Fazenda, Administração e até a Saúde -, o espaço também contará com entidades que orientarão o novo empreendedor sobre consultorias, cursos e capacitações, assistência contábil, acesso a crédito subsidiado, dentre outros. A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu ? ACIFI terá uma cadeira na Casa do Empreendedor, ajudando na orientação dos interessados e fomentando a importância da cultura associativista.

Descerramento da placa de inauguração da Casa do Empreendedor

A ACIFI esteve representada na inauguração pela presidente Elizangela de Paula Kuhn, mas contou também com a participação de diversos diretores como Roni Temp (primeiro Vice-Presidente), Pedro Tenerello (Vice-Presidente Arbitrafi), Haralan Mucelini (Conselho Jovem Empreendedor), Leonor Venson (Vice-Presidente de Contabilidade, Auditoria e Perícia), que também preside o Sescap. A solenidade foi bastante concorrida, com a presença do diretor-geral do lado brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; do vice-prefeito de Foz, Chico Brasileiro; do Secretário de Desenvolvimento Socioeconômico, Adevilson Gonçalves; do delegado da Receita Federal de Foz do Iguaçu, Rafael Dolzan; do gerente do Sebrae na região Oeste, Orestes Kotz; presidente da Câmara, Edílio Dall´Agnoll; do novo chefe do escritório regional da Secretaria do Emprego, Trabalho e Promoção Social, Mahamad Jomaa, dentre outros.

Elizangela de Paula Kuhn, presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu ? ACIFI

Elizangela afirmou que a primeira ação que desencadeou a idealização da Casa do Empreendedor foi tomada durante a discussão da Campanha da Fraternidade do ano passado, que foi ecumênica e abordou como tema a Economia Solidária. Depois vieram ações como o Mutirão do Empreendedor Individual e, agora a Casa do Empreendedor. ?Muitos questionam por que a ACIFI trabalha com informais, e a resposta é simples: nossa meta é estimular esses empreendedores para que passem a atuar legalmente. Ao estimular a formalização também colaboramos com as empresas existentes, de porte médio, porque contribui para uma concorrência mais leal?, afirmou.

Para a presidente da ACIFI, a Casa do Empreendedor é o primeiro de muitos passos que ainda devem ser dados para o crescimento econômico de Foz do Iguaçu. ?Não basta legalizar. É preciso dar ferramentas para que os empreendedores individuais e os microempresários possam sobreviver?, ressaltou, pedindo apoio aos colaborares que farão o atendimento na Casa do Empreendedor.

Segundo Elizangela, a Casa do Empreendedor deve trabalhar mais com a qualidade no atendimento do que quantidade de empreendedores assistidos. ?O que importa é ter a certeza de que aquele que quer se legalizar tem acesso facilitado, desburocratizado e condição e estrutura para se manter no mercado?, acrescentou.

A proposta da Casa do Empreendedor é facilitar o acesso à formalização dessas pessoas que às vezes têm dificuldades das mais diversas, abrigar entidades que possibilitem acesso ao crédito subsidiado e de instituições necessárias para que ?o empreendedor não só se legalize, mas também tenha condições de se qualificar, de se manter no mercado?.

O projeto existe, de maneira mais tímida, em alguns municípios que já implementaram a Lei Geral das Microempresas. Em Cascavel, por exemplo, funciona a Sala do Empreendedor que, entretanto, não reúne tantos parceiros como em Foz.

A ACIFI tem um papel fundamental na coleta de informações para conhecer a demanda de cursos e, assim, intermediar junto ao ?Sistema S? para que eles aconteçam. Outras metas são: oferecer qualificação aos empreendedores; acompanhar permanentemente o trâmite burocrático desses processos de legalização e fornecer ideias e sugestões para que o projeto fique cada vez melhor.

Jussara Caetano Fonseca, primeira empreendedora

A Casa do Empreendedor fica situada na Avenida Brasil, nº 1.354 (no antigo prédio do Procon).