Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Palestrantes incentivaram o uso de ferramentas digitais, a inovar utilizando ideias fora do contexto de aprendizado e a não ter medo de errar 

Como engajar as novas gerações de alunos? Como promover a constante inovação na sala de aula virtual e presencial? Quais os desafios de SER educador nos dias de hoje? Esses questionamentos foram abordados pelos especialistas convidados para falar aos mais de 150 participantes do Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, evento gratuito transmitido pela TV CRCPR na última quarta-feira (14).

O evento contou com a organização da Comissão dos Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e teve como objetivo discutir temas atuais e instigantes sobre os desafios atuais ensino na área contábil.

A coordenadora da comissão organizadora, professora Melânia Carnhelutti, responsável pela área de Comunicação e Negócios do Unibrasil, deu as boas vindas aos participantes, destacando a importância da figura do educador na formação dos profissionais da contabilidade e a atuação da comissão ao longo dos anos no incentivo à constante atualização e melhoria do ensino no segmento. A Seguir, passou a palavra ao presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, que abordou em sua fala o importante papel das universidades de estimular, tanto os futuros, quanto os atuais profissionais da contabilidade a pensar, a refletir, a enxergar longe e antever cenários, ir além da sociedade burocrática. 

"Precisamos vencer essas amarras e sermos os grandes consultores dentro das organizações", disse . "Os professores são grandes despertadores e incentivadores dos empreendedores contábeis de hoje e de amanhã", prosseguiu. Falou ainda sobre o papel dos ensino superior de tornar a sala de aula o grande motor dessas mudanças e das mudanças e transformações da profissão: "Um motor capaz de dar vida aos sonhos de tantos profissionais da contabilidade. (...)Entendemos que qualquer ação de valorização profissional nasce dentro das universidades. (...) Muitos profissionais contábeis ainda estão mergulhados em tarefas operacionais cada vez mais realizadas por robôs e com inteligência artificial. É hora de acordar, abrirmos a mente e assumirmos o controle da nossa profissão", enfatizou Jochem, em sua fala de abertura.

Palestras 

Escolhidos a dedo pela comissão organizadora, os palestrantes trouxeram diversas propostas para dinamizar o estudo e aumentar o engajamento do estudante de Ciências Contábeis, seja no contexto do ensino online e híbrido, modelos que sofreram um crescimento exponencial devido às circunstância da pandemia de Covid-19, seja no modelo presencial.

Na primeira palestra, o Dr. Daniel Ramos Nogueira, professor do Departamento de Ciências Contábeis da UEL, onde coordena o projeto de pesquisa sobre Metodologias Ativas e Uso de Recursos Tecnológicos na Educação Contábil), apresentou uma série de recursos tecnológicos que podem ser utilizados para aumentar o engajamento dos alunos no ambiente de aprendizado, mas enfatizou que o uso de cada recurso deve se justificar com uma intencionalidade pedagógica e segundo um detalhado planejamento das atividades pedagógicas.

A seguir, a Dra. Miriam Mazo, coordenadora dos cursos de Marketing e pós-graduação em Big Data e Marketing Intelligence da PUCPR, abordou o tema Inovação sem Medo: Oportunidades e Aprendizados. Reforçando a fala do professor Daniel sobre os recursos tecnológicos, destacou também que é essencial que os educadores, embora sobrecarregados com as atividades habituais da docência e sua adaptação ao ambiente virtual, reservem tempo para atividades fora do contexto d sala de aula. Segundo ela, é essencial conhecer os hábitos e interesses dos alunos e incorporar elementos do cotidiano deles às práticas pedagógicas para assegurar o interesse pelos conteúdos apresentados. 

Encerrando a programação, as professoras Sara Regina Hokai, docente e coordenadora de cursos da Escola de Negócios da PUCPR, e Luci Michelon Lohmann, integrante do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Negócios da PUCPR e vice-coordenadora da comissão organizadora do evento, estimularam a audiência a refletir sobre a missão e a vocação para o ato de ensinar, na palestra SER Educador: Desafios e Oportunidades.

As duas primeiras palestras contaram, respectivamente, com a moderação da prof. Isabel Cristina Gozer, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unipar, e do prof. Érico Eleutério da Luz, coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAE.

A gravação está disponível na TV CRCPR, o canal do CRCPR no YouTube. Clique na imagem para assistir. O participantes inscritos podem emitir os certificados na área restrita do site do CRCPR, clicando aqui.


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.