Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Fórum reúne professores e coordenadores de cursos de Ciências Contábeis na PUC-PR.



?É um imenso desafio para os cursos de Ciências Contábeis manter um currículo adequado para atender a tantas exigências; uma imensa responsabilidade para os professores assimilar e transmitir os novos conceitos, sendo pressionados a buscar continuamente a eficácia pedagógica, ministrando aulas interessantes, produtivas, motivadoras?, disse o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, na abertura do IV Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, dia 18 de outubro, no auditório John Henry Newmann da PUC-PR, em Curitiba.

Promover o aperfeiçoamento dos cursos de Ciências Contábeis, por meio da troca de informações e debates de questões pedagógicas foi o principal objetivo do fórum, que reuniu mais de 120 professores dos cerca de 60 cursos de Contábeis em funcionamento nas instituições de ensino do Paraná. Na quarta edição, o evento é uma iniciativa da Comissão de Estudos para Educação e Desenvolvimento Profissional do CRCPR, realizado com apoio das instituições de ensino, Sescap-PR, Sicontiba, Fecopar e Academia de Ciências Contábeis do Paraná. Responderam pela organização os professores Lúcio Tracz ? PUCPR; Paulo Sérgio Miguel ? PUCPR; Éster M. Kurtz de Oliveira ? SPEI; Juliana Loraine Falat ? OPET; Celso da Rosa Filho ? FACET; Roberto Marcos Navarro ? UNICENTRO ? Irati; Everaldo L. de Oliveira ? FACINTER; e Robert Armando Espejo, da FACET.

?O evento foi fantástico?, resume o professor Everaldo Leonel de Oliveira, da Facinter. ?Tratamos de temas atuais, voltados para a área contábil, como a Lei 11.638; e também abordamos outros temas, como o cuidado que o professor tem com a voz em sala de aula, sobre o sistema à distância, tudo contribuindo para a nossa formação, nosso aperfeiçoamento?, acrescentou. ?Achei muito interessante?, concorda o professor Cleverson Soares Gonçalves. O coordenador, professor Lúcio Tracz, também fez um balanço positivo, ressaltando que o pessoal participou ativamente da programação do começo ao fim.

Precedida de belíssima apresentação da Orquestra de Câmara da PUCPR, a abertura foi prestigiada pelas seguintes autoridades: Paulo Caetano, presidente do CRCPR; Luiz Fernando Torres Cardozo, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná; Narciso Doro, presidente do Sicontiba; Mário Berti, presidente do Sescap-PR; Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar; Nelson Zafra, conselheiro do CFC; e Eduardo Damião da Silva, representando a PUC-PR.

Palestras

?A Lei 11.638 é uma oportunidade de valorização para a classe contábil?, argumentou Hugo Rocha Braga, que ministrou a palestra ?Mudanças Contábeis da Lei Societária ? Lei 11.638/07?. A partir de agora, segundo ele, além da adoção dos padrões internacionais de contabilidade, os profissionais terão que fazer escrituração contábil, demonstração dos fluxos de caixa e demonstrações do valor adicional. Além desta, o professor Jorge Lopes falou sobre ?A Importância da educação contábil no ensino e pesquisa para a graduação em Ciências Contábeis? e Juliana Cristina Faggion Bergmann sobre ?As Técnicas de Utilização do Sistema EaD no Presencial?.





Luiz Fernando Torres Cardozo, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná; Narciso Doro, presidente do Sicontiba; Mário Berti, presidente do Sescap-PR; Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar; Nelson Zafra, conselheiro do CFC; Paulo Caetano, presidente do CRCPR; e Eduardo Damião da Silva, representando a PUC-PR.


Professor Lúcio Tracz, coordenador da comissão de organização.


Palestrante Hugo Rocha Braga


Orquestra de Câmara da PUC-PR