Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Lançamento Fórum Conselhos OAB 14-10 (14).JPG

Representantes de quase 30 entidades de classe do Paraná reuniram-se na manhã do dia 14, na sede da OAB, para o lançamento oficial do Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná. O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) participou da composição da mesa de honra, representado por seu vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem, juntamente com o presidente da OAB-PR, Cássio Telles, o senador Flávio Arns; o deputado federal Aroldo Martins; o deputado estadual Michele Caputo e os presidentes dos Conselhos Regionais de Biomedicina da 6ª Região (CRBM6), Janaína Naumann;  Economia (CoreconPR), Carlos Magno Bittencourt; Engenharia e Agronomia (CREA-PR), Ricardo Rocha de Oliveira; Medicina, Roberto Yosida; Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR), Margareth Ziolla Menezes; Representantes Comerciais (CORE/PR), Paulo César Nauiack; Corretores de Imóveis do Paraná (CRECI/PR), Luís Celso Castagnaro; e Educação Física da 9ª Região do Paraná (CREF9/PR), Antonio Eduardo Branco. Também estiveram presentes representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, Administração, Biblioteconomia, Psicologia (CRP-PR); Nutrição (CRC-8), Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Química, Enfermagem, Fonoaudiologia, Técnicos Industriais e Serviço Social (CRESS/PR). O diretor superintendente Gerson Borges de Macedo e o coordenador Jurídico Wanderlucio Leite também representaram o CRCPR no evento. 

Lançamento Fórum Conselhos OAB 14-10 (1).JPG

Os deputados federais Ricardo Arruda e Gustavo Fruet também enviaram representantes à reunião, assim como o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, representado por Regina Bley, diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da secretaria. 

Expressividade

Lançamento Fórum Conselhos OAB 14-10 (24).JPG

Ao abrir os trabalhos da sessão, o presidente da OAB-PR, Cássio Telles, lembrou que além de marcar o lançamento do Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná, o evento representou um marco na união de forças das entidades para debater questões atuais envolvendo o seu modelo de atuação junto à sociedade.  “Estamos aqui com uma expressiva participação dos conselhos. Na pasta que acabamos de receber chama a atenção o fato de que, somente tomando em conta as entidades que prestaram informação, há aqui representados mais de 520 mil pessoas em pleno exercício profissional. Todos os conselhos fazem um trabalho essencial para a sociedade paranaense. É mais que mera fiscalização, pois por meio deles conseguimos regulamentar as atividades que exigem especialidade. Fazemos uma importante atuação no campo da ética, para que o trabalho observe os postulados de cada atividade e seja exercido de forma competente. Os conselhos também fomentam e proporcionam o aprimoramento profissional por meio de cursos e treinamentos. É uma proteção para a sociedade contra maus profissionais, uma garantia de que podemos colocar no mercado pessoas que têm competência. Quando necessário, cabe às entidades suspender ou excluir os que se desvirtuam do caminho da boa prática profissional”, declarou Telles. Ele comentou sobre a publicação de um guia com dados estatísticos e detalhes sobre a atuação de cada um dos participantes do Fórum, que será encaminhada a todos os parlamentares, para fornecer-lhes uma dimensão da representatividade e importância do trabalho desenvolvido por essas entidades. Além disso, destacou o fato de o evento ter contato com a participação de um número bastante expressivo de pessoas, cerca de 160, bem acima da capacidade da sala.

Lançamento Fórum Conselhos OAB 14-10 (12).JPG

União

Ao fazer uso da palavra, a coordenadora do Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde, Janaína Naumann, afirmou que momentos como esse são de extrema importância para todas as categoria profissionais. “Estamos mais unidos para lutar pelos direitos profissionais e para que possamos seguir com o trabalho de fiscalização que garante à sociedade profissionais éticos e competentes. Sabemos que há desvios de conduta e muitas vezes temos de julgar os pares. Em nome do fórum recentemente criado pelos conselhos da área de saúde, me coloco à disposição para que neste fórum mais amplo possamos atuar em prol de todas as categorias profissionais.”

Roberto Yosida destacou que o CRM do Paraná, entidade que preside, congrega 28 mil profissionais médicos e tem autonomia para desempenhar seu papel perante a sociedade. “Todos somos ou seremos pacientes e precisamos contar com profissionais habilitados e bem formados”, ressaltou. Encerrou sua fala inicial lembrando que "o país precisa de progresso, mas também precisa de ordem, e os conselhos são fundamentais na manutenção da ordem em todos os setores em que atual".

Já o presidente do CREA-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, fez uma breve apresentação sobre a ampla e capilarizada estrutura da entidade que representa, destacando a atuação do Sistema Confea/Crea na fiscalização do andamento de obras públicas em todo o território nacional. "Aqui no Paraná, por exemplo, a fiscalização de obras públicas pelo CREA alimenta o sistema do TCE-PE, permitindo o acompanhamento do andamento das obras e contribuindo para melhorar a execução dos contratos e identificar irregularidades", disse. 

Na sequência, Telles convidou os representantes dos Legisltativos Federal - senador Flávio Arns e deputado Aroldo Martins - e Estadual - deputado Michele Caputo - a fazerem suas considerações. Eles manifestaram amplo apoio à iniciativa de criação do Fórum Permanente dos Conselhos Profissionais do Paraná, comprometendo-se a contribuir para dar voz às entidades participantes nas discussões pertinentes às suas atividades institucionais nas casas legislativas em que atuam.

Para encerrar o evento, o presidente da OAB passou a palavra ao representante do conselho que trouxe o maior número de participantes, o vice-presidente do CRN-8, Alexsandro Wosniaki, que ressaltou uma das mais importantes frentes de atuação da entidade na fiscalização da merenda nas escolas, trabalhando para garantir a qualidade "do que a gente tem de mais precioso em casa - nosso filhos, nossos netos". Em nome dos conselhos representados ele agradeceu a oportundiade e a presença de todos.