Na sexta-feira, 18 de outubro, das 9h às 12h, a TV CRCPR transmitiu o Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis – 2024. O evento teve como tema central a nova Diretriz Curricular Nacional (DCN) para os cursos de Ciências Contábeis e foi mediado pelo coordenador da Comissão organizadora (CRCPR Ensino), o professor Cesiro Aparecido Da Cunha Junior. Assista aqui à gravação do Fórum completo!
A primeira palestra sobre "As DCNs e o Desenvolvimento Sustentável" foi ministrada pela conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e integrante da Comissão Nacional de Educação e da Comissão de Conduta do CFC, Sonia Maria da Silva Gomes, e mediada por Marcelo Marchine Ferreira, que conversaram sobre a relação entre as novas DCNs e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao integrar políticas contábeis que promovam sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, alinhadas às demandas globais e locais de sustentabilidade no setor.
"Entre os novos atributos de perfil e competências previstas para o egresso em Ciências Contábeis destaco os relacionados à sustentabilidade como ter visão sistêmica, holística e humanista; o atendimento às necessidades informacionais, financeiras e não financeiras; o desenvolvimento multidisciplinar e transdisciplinar em sua prática; e o reconhecimento da importância da diversidade e de questões de âmbito social, ambiental e governança nos ambientes das entidades", explicou a palestrante Sonia.
Em seguida, o tema "Oportunidades e Desafios no Ensino por Competências em Ciências Contábeis" foi abordado pela pedagoga Josmária Lima Ribeiro de Oliveira, com mediação de Simone Leticia Raimundini Sanches. Foram discutidos aspectos como a flexibilidade curricular, a integração de habilidades práticas e teóricas, e as demandas do mercado de trabalho contábil.
"O desafio é que já temos cursos em vigor há muitos anos, em contínuo aperfeiçoamento e adequação, com preocupação em manter a excelência, e somos, nesse momento, convidados a pensar em como desenhar essa nova estrutura, pensando principalmente em como construir um relacionamento mais favorável diante das tecnologia que temos hoje", destacou a palestrante Josmária.
Por fim, a palestra "A Curricularização da Extensão - Os cuidados para um bom projeto de extensão", apresentada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mayara Elita Braz Carneiro e mediada por Edicreia Andrade dos Santos, encerrou a programação. A professora contou o histórico da extensão no país e destacou os cuidados essenciais para a elaboração de projetos de extensão eficazes que integrem teoria e prática, promovendo a interação e o intercâmbio de conhecimento, assim como o contato com diversas realidades e novas perspectivas, beneficiando tanto alunos quanto comunidade.
"A extensão tem como desafios termos um novo olhar para a formação e fornecermos amparo para que ela aconteça. Precisamos de parcerias e apoio, que viabilizem a inserção da extensão nos currículos", enfatizou a a palestrante Mayara.
O Fórum valia três pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para auditores, peritos, profissionais de empresas de grande porte (PROGP ou PRORT*).
*PRORT: responsáveis técnicos que assinam Demonstrações Contábeis de empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões.
Reprodução permitida desde que ctiada a fonte.