Fórum está investigando a transparência das contas do Terceiro Setor no PR
O Grupo de Capacitação da Gestão e Controle Social do Fórum do Terceiro Setor realizou a sua terceira reunião, dia 9 de março, à tarde, no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com a finalidade de apresentar os cadastros das organizações não-governamentais que recebem recursos da prefeitura de Curitiba e do governo federal. Ficou definido que o CRCPR vai verificar se há inconsistências, irregularidades na contabilidade das organizações, se está de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade. O próximo levantamento vai checar também o cadastro daquelas que recebem subsídios do governo estadual. O objetivo é acompanhar as ações do Terceiro Setor, exigindo transparência em relação às verbas destinadas a seus programas. No Paraná atuam cerca de três mil organizações, todas recebem recursos públicos.
Fórum
O Fórum nasceu da iniciativa de entidades envolvidas com o segmento para estabelecer um diálogo entre o Ministério Público, o Terceiro Setor e o meio acadêmico, debater os problemas, propor avanços, em particular no plano da ética, da transparência e da competência na gestão. A primeira reunião foi organizada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Fundações e do Terceiro Setor, dia 16 de setembro de 2008, quando as diversas entidades se apresentaram e foram organizados três grupos de trabalho com desafios diferenciados: o grupo Construção do Mapeamento do Terceiro Setor no Paraná, tendo como membros a UFPR, a Fundação Getúlio Vargas, a OAB-PR, Unicenp, Ministério Público, Crea-PR, Ipardes, JR Consultoria, Associação dos Geógrafos Brasileiros ? Curitiba; o grupo Articulação do Fórum Intersetorial das Entidades do Terceiro Setor do Paraná, coordenado pelo Conselho Regional de Serviço Social, Paraná Fundações, OAB-PR, Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil), Universidade Positivo e Ministério Público do Paraná; e o grupo Qualificação da Gestão e Controle Social do Terceiro Setor, coordenado pelo Ministério Público do Estado do Paraná, composto pelo CRCPR, Controladoria Geral da União ? Regional Paraná (CGU-PR), Ordem dos Advogados do Brasil ? Regional Paraná (OAB-PR), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Participaram da reunião, os diretores do CRCPR Gerson Luiz Borges de Macedo, Pedro Hugo Catossi, o chefe da Fiscalização Dirceu Zonatto; Marco Antônio Rocha, Elizabeth Silva e Isabel Guerreiro, do Ministério Público do Paraná; Elainne Carvalho, da Controladoria Geral da União e Elza Maria Campos, do Conselho Regional de Serviço Social. Na próxima, marcada para 6 de abril, estarão presentes os representantes dos três grupos, quando será apresentado o resultado da primeira etapa de investigação sobre a contabilidade das organizações.