Com cerca de 170 participantes, o Fórum do Auditor: "Compliance nas Organizações" acontece ao longo de todo o dia nesta quinta-feira, 27, no Auditório Boleslau Slivianik, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba.
Organizado pela Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil, o fórum tem a finalidade de promover atualização profissional e networking entre os participantes, em sua grande maioria profissionais da contabilidade que já atuam ou que pretendem atuar na área de auditoria contábil, segmento sujeito a uma série de regulamentações específicas. Esta é a terceira edição do evento, cuja relevância da programação possibilitou que a Comissão de Educação Profissinal Continuada do CRCPR atribuisse à participação o valor de oito pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo coordenador da comissão organizadora, conselheiro Everson Breda Carlin, e pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, que representou o presidente Marcos Rigoni. Jochem saudou os participantes incentivando-os à busca contínua pelo conhecimento como a melhor maneira de perpetuar o sucesso na profissão.
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Roberto Aparecido Santos, também fez uso da palavra, reforçando a divulgação sobre a audiência pública para a quarta revisão da norma do CFC sobre Educação Profissional Continuada, a NBC PG-12, incentivando os participantes, como fez também na abertura dos trabalhos desta quarta-feira (26) no Fórum dos Profissionais Contábeis da Área Cooperativista, a enviarem suas contribuições até o dia 24 de outubro.
Ao longo do dia, as palestras abordaram a mudança de postura do profissional da contabilidade frente às regulamentações que visam melhorar a transparência das organizações, bem como cenários mercadológicos e regulatórios que nortearão a atuação dos profissionais e organizações que atuam nos diversos segmentos da auditoria contábil.
A entrega simbólica das doações de alimentos trazidas pelos participantes a título de ingresso social foi feita pelo conselheiro Carlin ao representante da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano - ODPH, José Antônio Ferreira. A entidade está localizada na Vila Torres, uma das mais carentes de Curitiba. Fundada por uma adolescente de 16 anos, Kauanna Batista Ferreira, a entidade procura levar conhecimento a crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, usando como recurso livros descartados e encontrados pelos catadores ambientais em Curitiba e região. "Quem quiser saber mais sobre as ações da ODPH pode visitar o nosso site ou a nossa página no Facebook", disse Ferreira, ao agradecer pelas doações.
Acompanhe a cobertura completa do Fórum do Auditor Contábil na edição de 4 de outubro do CRCPR Online e os vídeos das palestras serão disponibilizados em breve no canal Temas Contábeis em Debate.