Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Forum auditor 2019 (15).JPG

No dia 20 de setembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná promoveu, no Auditório Boleslau Sliviani, em sua sede, na capital paranaense, a quinta edição do Fórum do Auditor. Ao longo de todo o dia, o evento proporcionou aos 165 participantes uma enriquecedora troca de experiências e debates sobre temas como compliance, sistemas de governança e controles, a responsabilidade civil e criminal do auditor, cyber segurança e a Lei Geral de Proteção de Dados e convergência BRGAAP/IFRS. 

Forum auditor 2019 (5) (Pequeno).JPGSegundo o coordenador da Comissão de Auditoria de CRCPR, o conselheiro Everson Breda Carlin, o evento teve como objetivo "propor uma reflexão sobre as a atuação do profissional de auditoria no combate e prevenção de fraudes e corrupção, a partir da aplicação de regras de compliance nas organizações". 

As palestras abordaram as principais características do sistema de governança corporativa e a sua relação com a auditoria, ressaltando suas vantagens diante da necessidade de monitoramento das organizações.

Forum auditor 2019 (18).JPG

Breda Carlin fez a palestra de abertura, abordando o tema Auditoria e Compliance. Ele iniciou sua apresentação mostrando uma série de casos de fraude e corrupção abordados recentemente pelos meios de comunicação e evidenciando o clamor da sociedade por um comportamento mais ético e transparente por parte de governos, empresas e entidades.

Sistema de Governança e Controles na Sociedade Empresária e suas Relações com a Auditoria foi o tema da palestra ministrada por Marcelo Bertoldi, advogado com mais de 20 anos de atuação nas áreas de direito contratual, societário, fusões e aquisições, contencioso e arbitragem. Durante a apresentação, ele abordou  as principais características do sistema de governança corporativa e a sua relação com a auditoria, ressaltando suas vantagens diante da necessidade de monitoramento das organizações.

Forum auditor 2019 (36).JPGAinda no periodo da manhã, o advogado com especialização em Direito Contemporâneo e Planejamento e Gerenciamento Estratégico, Gercino Bett Jr. discorreu sobre os principais assuntos no meio jurídico e contábil que têm requerido atenção dos agentes envolvidos, tendo como base a legislação (Código Civil, Código de Processo Civil, Código de Ética do Profissional Contador, Código Penal), bem como as decisões dos Tribunais, promovendo a reflexão do profissional acerca das suas responsabilidades civis e criminais quando do exercício da função. "O contador precisa urgentemente começar a ser mais seletivo em relação aos seus clientes, para não se expor ao risco de sofrer consequências por irregularidades cometidas por eles ante a legislação vigente", disse. Alertou ainda para o fato de que a prestação de serviço só deve começar após a devida assinatura de contrato pelas partes, pois esse instrumento formaliza o que pode e o que não pode e o que deve e o que não deve ser feito por cada uma das partes envolvidas. "Muitas vezes o contador começa a prestar o serviço enquanto o contrato ainda está sendo discutido com o cliente e acaba envolvido em situações e práticas que podem lhe render muitas dores de cabeça", ponderou.

No período da tarde, o conselheiro Everson Breda Carlin voltou a conversar com o público, ressaltando a importância da eleição doCRCPR, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro. “A eleição é online e é preciso estar com o cadastro atualizado e a situação financeira regularizadapara acessar e votar”, enfatizou Carlin. 

Na sequência do evento, o palestrante Daniel AntunesArgenta, da empresa KPMG, falou sobre “As Ameaças em Cyber Segurança e seusImpactos à Luz da LGPD (Lei Geral de Proteção De Dados)”, na qual explicousobre os principais riscos aos quais as organizações estão sujeitasconsiderando a utilização de tecnologias emergentes e os impactos relacionadosa LGPD, reforçando que a compreensão e revisão baseada na nova lei seráessencial em todos os setores e empresas, inclusive de auditoria. A Lei13.709/2018, alterada pela Lei 13.853/2019, entrará em vigor em agosto de 2020 e trará a necessidade de adaptação por parte das empresas para que a proteção egovernança de dados estejam de acordo com a nova legislação.

forum auditor 2 (17) (Pequeno).JPG   forum auditor 3 (14) (Pequeno).JPG  

Por fim, o palestrante Edson Rodrigues da Costa, sócio deAuditoria da KPMG Auditores, ministrou a palestra “Convergência BRGAAP/IFRSLições Aprendidas e Desafios para o Futuro”, promovendo reflexões sobre aconsonância das práticas contábeis brasileiras às práticas contábeis ao redordo mundo.