Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Fórum debaterá regras do Terceiro Setor: inscrições gratuitas

Com objetivo de informar e discutir questões contábeis e jurídicas do Terceiro Setor, o Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba) realiza o 4º Fórum Paranaense do Terceiro Setor. O evento é gratuito e será realizado dia 1 de dezembro no auditório do Museu do Olho (Oscar Niemeyer), em Curitiba. Quatro experientes e renomados palestrantes esclarecerão aspectos contábeis e jurídicos, normas e leis que regem o Terceiro Setor.

“A transparência na contabilidade e correta prestação de contas, em relação a recursos recebidos, despesas, entre outros, é indispensável as entidades sem fins lucrativos que precisam obedecer uma série de procedimentos, normas e regras específicas deste setor”, afirma o presidente do Sicontiba, Narciso Doro. Narciso reforça a idéia afirmando que as demonstrações contábeis elaboradas para o Terceiro Setor não podem ser adaptações de demonstrativos desenvolvidos para o Segundo Setor (as empresas), as quais possuem características distintas.

A primeira palestra, das 9h às 10h, abordará a temática “A Fiscalização e Responsabilidade dos Gestores do Terceiro Setor sob a Luz do Ministério Público”, ministrado pelo procurador geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Laerzio Chiesorin Junior.

A palestra seguinte com o tema “Auditoria no Terceiro Setor – Fragilidade nos Controles Internos”, começas às 10h, será ministrada pelo contador Marcelo Monelo, sócio de escritório contábil especializado em gestão contábil de Entidades do Terceiro Setor, ao término às 11h, inicia debate, no qual o público interage com perguntas.

Na terceira palestra, das 14h às 15h30, o contador e auditor, há 22 anos de entidades do Terceiro Setor, Ivan Pinto, vai abordar o tema: “Cuidados Contábeis e Operacionais nos Processos de Indeferimento das EBAS – na educação, saúde e assistência social. Normas e procedimentos”.

Após coffe break, às 16h, a procuradora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio das Fundações e Terceiro Setor do Ministério Público do Paraná, Isabel Cláudia Guerreiro, finaliza o Fórum com a prestação de contas e organização contábil destas entidades, na palestra: “Atuação do Ministério Público nas Fundações Privadas e Entidades do Terceiro Setor”.

O 4º Fórum Paranaense do Terceiro Setor conta com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Ministério Público do Paraná, Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Fundação de Ação Social (FAS), Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (Ipmcont), Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e SescapPR.










imagem






O evento é gratuito, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no site do Sicontiba (www.sicontiba.com.br). Mais informações (41) 3077.3553

Serviço
Data: 1 de dezembro
Local: Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico – Curitiba – PR
Inscrições gratuitas no site do Sicontiba
(www.sicontiba.com.br)