Forças Armadas juntam-se ao TJPR e CRCPR em Programa Jovens Promissores

Avança a passos largos o desenvolvimento do Programa Jovens Promissores, de educação financeira para menores acolhidos, que o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) está desenvolvendo em parceria com o Tribunal do Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Na última terça-feira (12), o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR e a conselheira suplente Jéssica Dallagrana, integrante da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) representaram o CRCPR em reunião realizada na sede do TJPR para abordar junto às Forças Armadas a antecipação do alistamento militar dos jovens acolhidos.

"Ao completar 18 anos, os jovens acolhidos são obrigados, por força da legislação, a deixar as casas lares e passam a ter que viver por conta própria. Para isso, precisam conseguir um emprego e como estão em idade de alistamento, as empresas geralmente evitam contratar jovens nessa faixa etária até que obtenham a dispensa das Forças Armadas", explica Doro. "A ideia é que, juntamente com o projeto de educação financeira que estamos desenvolvendo, o jovem receba também, das Forças Armadas, informações sobre a carreira militar, passando a vê-la como uma alternativa profissional. Ou ainda, caso não se identifique com esta opção, possa fazer o alistamento antecipado e obter a dispensa antes de completar 18 anos, para que isto deixe de ser um obstáculo para o seu ingresso no mercado de trabalho", prossegue. "A maioria desses jovens não tem com quem contar ao sair das instituições. Por isso é fundamental que estejam aptos a conseguir um emprego o mais brevemente possível e que aprendam a administrar os poucos recursos financeiros de que dispõem quando passam a viver por conta própria", completa.

Neste primeiro momento, cerca de 120 jovens e adolescentes, subdivididos em pequenos grupos, devem ser atendidos, por meio de oficinas. O objetivo vai além de simplesmente ensinar a eles como controlar suas finanças pessoais. A ideia é despertar neles a consciência de que podem sonhar, ter perspectivas, propósitos e projetos de vida, sendo o controle das finanças pessoais o importante primeiro passo.

O encontro desta terça-feira contou com a coordenação do juiz Ricardo H. F. Jentzsch e, além dos representantes do CRCPR, com a participação do Comandante do 20º Batalhão de Infantaria Blindada, coronel Gerson Rolim da Silva, do assessor da 2ª vice-presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Lucas Romero Leite, além de representantes da Promotoria da Infância e da Juventude do Ministério Público do Paraná e das casas lares que abrigam os jovens.

Saiba mais:

PVCC desenvolve projeto de educação financeira para jovens e adolescentes acolhidos por casas lares

Tribunal de Justiça busca parceria com PVCC para educação financeira de menores acolhidos