Fiscalização: CRCPR inicia atividades da agenda 2014

Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, recebeu na quarta-feira 15, a primeira abertura de Fiscalização do ano, na sede da Acimacar, a Associação Comercial e Empresarial da cidade, às 15h. O CRCPR mantém em Marechal uma delegacia cuja circunscrição abrange, ainda, os municípios de Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Quatro Pontes.

De acordo com o gerente do setor em Curitiba, Dirceu Zonatto, os trabalhos fiscalizatórios na cidade serão realizados da forma tradicional, ou seja, presencialmente, pelos inspetores fiscais do Conselho.

Conselheiro Destefeni e grupo de profissionais acompanham a abertura da Fiscalização em Marechal Cândido Rondon.

Rigoni esclarece procedimentos padrão da fiscalização do CRCPR ao público.

Fiscalização eletrônica

Ainda no dia 15, às 18h, houve abertura da fiscalização eletrônica, fisc-e, em Palotina - localizada também no Oeste, na Acipa, a Associação Comercial e Industrial da cidade. A circunscrição da delegacia local inclui também Guaíra, Maripá e Terra Roxa.

Na sexta-feira, 17, a fisc-e foi apresentada aos profissionais de Palmas, na região Centro-Sul do Estado, em encontro realizado às 18h no Sindicato Rural. Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Mangueirinha fazem parte da circunscrição da delegacia de Palmas.

A sistemática de fiscalização eletrônica, colocada em prática pela primeira vez no Paraná em 2012, está fundamentada na Resolução CRCPR nº 712/2011. Os procedimentos seguem o mesmo formato da fiscalização presencial, com a verificação dos contratos de prestação de serviços, DECORES, a existência da escrituração contábil regular das empresas e ainda o perfil dos executores de serviços.

Por dispensar a presença do fiscal nos escritórios, a fisc-e reduz gastos para os conselhos de contabilidade. O procedimento consiste no envio de arquivos - Ficha Cadastral da Organização Contábil, Ficha Perfil do Executor de Serviços Fisco-Contábeis e as Declarações de Empresas/Clientes sob a responsabilidade técnica do fiscalizado -, via e-mail, aos profissionais contábeis. Os documentos devem ser preenchidos e devolvidos no prazo estipulado para fins de análise.

A fiscalização tradicional, "in loco", não está descartada nos locais onde já ocorre a fisc-e: caso haja indícios de irregularidade nas informações prestadas pelo fiscalizado, ele deverá receber pessoalmente um fiscal do CRCPR para normalizar a situação.

Profissionais acompanham abertura da fisc-e em Palotina, dia 15...

... E em Palmas, dia 17. À esquerda, o conselheiro Bebber, do CRCPR.

O vice-presidente administrativo Marcos Rigoni de Mello e Dirceu Zonatto conduziram os eventos em Marechal Cândido Rondon e Palotina, dos quais participaram também, o conselheiro Ivo Destefeni, da Câmara de Ética e Disciplina e o delegado do CRCPR em Palotina, Moacir Beladelli. Em Palmas, Zonatto estava acompanhado do conselheiro Sérgio Roberto Bebber, da Câmara de Ética e Disciplina, e do delegado Francisco Favero.

Profissionais e empresas ativos por circunscrição:

Marechal Cândido Rondon
Profissionais da contabilidade: 238.
Escritórios: 43.

Palotina
Profissionais da contabilidade: 175.
Escritórios: 23.

Palmas
Profissionais da contabilidade: 210.
Escritórios: 41.

Dados da divisão de Registro, disponíveis em www.crcpr.org.br.