Fiscalização tem abertura em seis cidades

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, João Gelásio Weber, e o gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto, finalizaram mais uma rodada de aberturas de fiscalização, iniciada dia 29, em Telêmaco Borba; passando por Mandaguari, dia 30, pela manhã, e à noite, em Francisco Beltrão; dia 31, em Dois Vizinhos pela manhã, e em Palmas, à noite; terminando em União da Vitória, dia 1º de junho.

Esses encontros vêm sendo realizados desde 2010 e são oportunidades para a Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina levar informações aos profissionais das cidades abrangidas pelas atividades programadas, estabelecendo um canal direto de comunicação com o CRCPR. Apesar da universalização da fiscalização eletrônica, sistemática que dispensa a presença do fiscal nos escritórios, os eventos de abertura são realizados da mesma forma, assim como o processo de fiscalização em si, com a verificação dos contratos de prestação de serviços, DECORES, da escrituração contábil regular das empresas, etc.

Telêmaco Borba: Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, 14h30.
Participantes: 76 profissionais, o vice-presidente João Gelásio Weber, o gerente de fiscalização Dirceu Zonatto, o macrodelegado Aguinaldo Mocelin e o delegado Helder Alves de Moraes.

Mandaguari: Módulo Cultural de Mandaguari, 8h.
Participantes: 54 profissionais, o vice-presidente João Gelásio Weber, o gerente de fiscalização Dirceu Zonatto e o delegado Leopoldo Kern.

Dois Vizinhos: Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos.
Participantes: 42 profissionais, o vice-presidente João Gelásio Weber, o gerente de fiscalização Dirceu Zonatto e o delegado Lauri Helfestein.

Francisco Beltrão: Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão, 19h.
Participantes: 42 profissionais, o vice-presidente João Gelásio Weber, o gerente de fiscalização Dirceu Zonatto e o delegado José Juvenil A. de Godoy

Palmas: Auditório da Ordem dos Advogados de Palmas, 19h.
Participantes: 32 profissionais, o vice-presidente João Gelásio Weber, o gerente de fiscalização Dirceu Zonatto e o delegado Francisco A. Favero

União da Vitória: Senac Porto União, 9h.
Participantes: 26 profissionais, o vice-presidente João Gelásio Weber, o gerente de fiscalização Dirceu Zonatto, o macrodelegado Aguinaldo Mocelin e o delegado Jorge Américo.

Como dispensa a presença do fiscal nos escritórios, a fisc-e representa menores custos para os conselhos de contabilidade. O procedimento começa quando o CRCPR envia um e-mail aos profissionais avisando que o seu acesso está liberado no site do órgão fiscalizador e fornecendo a cada um sua senha de serviços online e o número do seu agendamento. O e-mail contém todas as informações necessárias para iniciar o processo de fiscalização eletrônica e o próprio sistema vai conduzindo o usuário no preenchimento dos documentos necessários. Quando o profissional contábil finaliza o procedimento, os fiscais do CRCPR iniciam a análise das informações fornecidas pelos contabilistas. Na segunda fase, um percentual de empresas escolhidas aleatoriamente recebe um novo e-mail, em que são solicitados: verificação da contabilidade, contratos de prestação de serviço e DECORE, bem como o envio ao CRCPR dos respectivos documentos, preferencialmente em formato digital.