Tradicionalmente, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) suspende as fiscalizações ostensivas de rotina junto às empresas contábeis, conforme o seu plano de trabalho anual, durante o período de entrega das declarações de imposto de renda pessoa física, pois entende as dificuldades enfrentadas pelos escritórios de contabilidade com o aumento do volume de trabalho nesta época. Com o encerramento do prazo, em 31 de maio, a autarquia retomou essas atividades no início de junho, que acabou sendo bastante movimentado, com a lavratura de mais de 170 notificações e 50 autos de infração.

Durante o período da suspensão, foram mantidas as atividades relacionadas a irregularidades cadastrais de pessoas físicas ou jurídicas, priorizado o uso das informações decorrentes dos convênios de que o CRCPR dispõe e o uso de robôs para realizar o cruzamento de dados dos diversos órgãos. Também foram realizadas ações motivadas por denúncias, bem como a emissão de documentos. Além disso, os prazos processuais em andamento foram mantidos, seguindo o rito da Resolução CFC nº 1603/20, que trata do regulamento de procedimentos processuais dos Conselhos de Contabilidade.

"Diante dos números apresentados, reforçamos e destacamos que o profissional ou organização que está sendo fiscalizada deve atentar quanto aos prazos e as solicitações da inspetoria de fiscalização. A ideia é que todos os fiscalizados resolvam os apontamentos e não seja emitido nenhum documento ou aplicadas penalidades, já que o intuito principal de nossas ações é a orientação. Mas para isso é fundamental a participação e atenção do fiscalizado", alerta o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, Jefferson Paulo Martins.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.