No dia 30 de novembro, às 14h, a equipe de inspetores fiscais do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) recebeu treinamento sobre os impactos da ESG na Contabilidade. O instrutor foi o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, com a participação do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, Jefferson Paulo Martins.

"A premissa da sustentabilidade é agirmos, hoje, de forma a não impactar negativamente as futuras gerações", explicou o presidente Laudelino Jochem. "Há diversos formatos de relatórios de sustentabilidade para as empresas, porém, notoriamente devem ser transparentes e quantificar as ações, de modo que sejam auditáveis", comentou Jochem.

A instrução abordou a Resolução CFC 1710/23, que trata da adoção das Normas Brasileiras de preparação e asseguração de Relatórios de Sustentabilidade, convergidas aos padrões internacionais e contextualização da ESG e os impactos na contabilidade.

ESG

ESG é uma sigla que provém do inglês e representa três elementos fundamentais nas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade corporativa: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance). Esses elementos estão intrinsicamente ligados à contabilidade, já que os contadores desempenham um papel vital no acompanhamento e na divulgação das métricas financeiras e não financeiras que formam a base dos critérios ESG.