Fiscalização eletrônica: abertura em Campo Largo aconteceu dia 20

Campo Largo recebeu na terça-feira (20), às 19 horas, a primeira abertura de fiscalização eletrônica de 2015, fisc-e, na sede da Associação dos Contabilistas de Campo Largo (ACCL).

A fiscalização eletrônica, cuja implantação começou no Paraná em 2012, fundamentada na Resolução CRCPR nº 712/2011, segue o mesmo formato da fiscalização presencial, com a verificação dos contratos de prestação de serviços, DECORES, a existência da escrituração contábil regular das empresas, e ainda, o perfil dos executores de serviços.

O vice-presidente administrativo do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello fala aos contabilistas de Campo Largo.

“Desde 2010 a Divisão de Fiscalização do CRCPR tem iniciado os trabalhos de cada ano com este evento denominado Abertura da Fiscalização. É uma oportunidade em que a gerência da Divisão e os vice-presidentes das Câmaras de Ética e Disciplina e de Fiscalização realizam um bate-papo com os profissionais das cidades abrangidas sobre as atividades a serem desenvolvidas, estabelecendo um direto de comunicação com o CRCPR”, conta o vice-presidente administrativo do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello.

Com dispensa a presença do fiscal nos escritórios, a fisc-e representa menores custos para os conselhos de contabilidade. O procedimento começa quando o CRCPR envia um e-mail aos contabilistas avisando que o seu acesso está liberado no site do órgão fiscalizador e fornecendo a cada um sua senha de serviços online e o número do seu agendamento. O e-mail contém todas as informações necessárias para iniciar o processo de fiscalização eletrônica e o próprio sistema vai conduzindo o usuário no preenchimento dos documentos necessários. Quando o contabilista finaliza o procedimento, inicia-se a análise das informações fornecidas pelos contabilistas pela equipe de fiscais do CRCPR. Na segunda fase, um percentual de empresas, escolhidas aleatoriamente, recebe um novo e-mail, em que lhes são solicitados: verificação da contabilidade, contratos de prestação de serviço e DECORE, bem como o envio ao CRCPR dos respectivos documentos, preferencialmente em formato digital.

O vice-presidente administrativo Marcos Rigoni de Mello e o gerente de fiscalização Dirceu Zonatto conduziram o evento em Campo Largo, que também contou com a participação do conselheiro João Gelásio Weber, vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, e do delegado do CRCPR e presidente da ACCL, Edu Luiz Novelli Rossoni.

O conselheiro João Gelásio Weber, vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, explica aos participantes o funcionamento da fisc-e.