Fiscalização do CRCPR verificou 153 organizações contábeis e 1.160 empresas comerciais em Paranaguá

Em sua última operação, na jurisdição de Paranaguá, realizada no período de setembro de 2015 a fevereiro de 2016, a Fiscalização do CRCPR verificou a situação de 153 organizações contábeis, entre sociedades, escritórios individuais, profissionais e 1.160 empresas comerciais incluídas as entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos, tendo sido emitidas 182 notificações de infração, por fornecimento de declaração de rendimento inidônea, falta de escrituração contábil ou demonstrações em desacordo com as normas, falta de registro de sociedade, falta de contrato de prestação de serviços, falta do registro cadastral de empresário individual, executar serviços contábeis sem o competente registro no CRCPR, entre os principais motivos.

A delegacia de Paranaguá compreende os municípios de Paranaguá, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Atualmente, existem 153 organizações contábeis e atuam na região, com registro ativo, 477 profissionais.

Uma prestação de contas detalhada da ação de fiscalização aos profissionais da região foi feita dia 13 de junho, às 19h, na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá, pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Gelásio Weber, o gerente de Fiscalização, Dirceu Zonatto, contando com a presença do delegado regional do CRCPR, Luiz Alberto Grani, e o conselheiro Fábio Bonsenhor.

A fiscalização feita pelo CRCPR, em todo o estado, é uma medida de proteção da sociedade e dos contabilistas que exercem a profissão seguindo princípios ético-profissionais. Os parâmetros são os princípios, leis e normas contábeis. São verificados os contratos de prestação de serviços, a existência da escrituração contábil regular das empresas, o registro do profissional e do escritório, bem como sua atuação perante órgãos públicos, empresas privadas em geral, partidos políticos, entidades sem fins lucrativos e assemelhados, entre outros procedimentos. Hoje, todo o processo é realizado por meio da Fisc-e - fiscalização eletrônica, que dispensa a presença do fiscal nos escritórios e empresas.