Nos dias 1º e 2 de fevereiro, a Divisão de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) recebeu na sede, em Curitiba, representantes das diretorias e equipes de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Minas Gerais (CRCMG), Rio de Janeiro (CRCRJ), Santa Catarina (CRCSC) e São Paulo (CRCSP). O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Paulo Martins, e o gerente de Fiscalização, Fabrizio Guimarães, apresentaram ações da área, como o "Fiscal Digital", e as ferramentas de inteligência artificial utilizadas pelo Regional para obter informações decorrentes de convênios que auxiliam no levantamento de irregularidades. Também esteve presente a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos.

"Essas iniciativas tem gerado grandes resultados, otimizado recursos e tempo da Fiscalização do CRCPR. Desde o  início do uso da Inteligência Artificial, em agosto de 2020, recebemos mais de 1.433 indicações que resultaram em 1.185 notificações lavradas, 248 regularizações sem notificação e 296 autos lavrados. Quase 800 registros foram realizadas oriundos das Notificações e Autos Emitidos", explicou o VP do CRCPR, Jefferson Paulo Martins. "Já no Fiscal Digital, desde junho, já realizamos mais de 400 procedimentos vindos denúncias ou investigações nas redes sociais", complementou Jefferson.

Depois da apresentação do CRCPR, Mariléia de Mello e Sergio Drago, da empresa Spiderware (SPW), ministraram treinamento sobre o Sistema de Processo Eletrônico de Fiscalização (e-PROC), apresentando a versão atual do sistema, a inclusão de inteligência artificial, geração automática de processo, consultas, defesa, certidão e revelia, saneamento, distribuição, parecer, julgamento, homologação e principalmente, o cronograma de desenvolvimento.

Representando o CFC estiveram também presentes a coordenadora de Fiscalização , Ética e Disciplina, Franciele Carini, e o assistente técnico, Wandney de Moura Lima. E pelos Conselhos Regionais e Contabilidade, Claudio Bifi (diretor executivo do CRCSP), Virna dos Santos de Oliveira (chefe do Dep. de Fiscalização do CRCRJ), Mário Rogério Marotta (diretor executivo do CRCMG), Júlio Cesar da Silva (diretor Operacional do CRCMG), Ricardo Andrade Tonaco (Gerente de Processos do CRCMG), Robson Barbosa Miranda (gerente de Fiscalização do CRCMG), Cláudio da Silva Petronilho (diretor do CRCSC), Marilúcia Dias (coordenadora de Fiscalização do CRCSC) e Fernando Zucatto (coordenador do Departamento de TI do CRCSC). Pelo CRCPR, participaram ainda os funcionários Neila Pavelski, Michel Hiromoto e Ronald Kocholik.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.