Na manhã do dia 8 de julho, os setores de Fiscalização dos Conselhos Regionais do Paraná (CRCPR), Santa Catarina (CRCSC) e Rio Grande do Sul (CRCRS) ministraram, a pedido do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), um treinamento para os conselhos dos demais estados, com a temática "Fiscalização das Demonstrações Contábeis - Caso Prático".

A apresentação de caso do CRCPR, apresentada pelo gerente Fabrizio Guimarães e pela inspetora fiscal Luciana Cristina Correr, fez referência à Demonstração Contábil de uma entidade sem fins lucrativos.  "É importante destacar a importância da análise das demonstrações das entidades sem fins lucrativos que, em grande parte das vezes, recebem recursos de terceiros, públicos ou particulares, isenções e imunidades tributárias, serviços voluntários, e etc. Por isso, a necessidade de atentar-se quanto à norma contábil específica que trata do assunto, a ITG 2002", explicou o gerente Fabrizio.

O CRCSC apresentou um caso prático de uma empresa  de prestação de serviços e o CRCRS de uma empresa comercial/industrial.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.