Fiscalização das micro e pequenas empresas é tema de encontro com prefeito de Curitiba

No dia 12 de agosto, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Rigoni, o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), Dirceu Vaz, o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR e diretor do sindicato, Narciso Doro, e o vereador Helio Wirbiski reuniram-se com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, na sede da prefeitura, para conversar sobre a fiscalização das micro e pequenas empresas.

A partir da esquerda: Narciso Doro (CRCPR/Sicontiba), Marcos Rigoni (CRCPR), Gustavo Fruet (prefeito), Dirceu Vaz (Sicontiba) e Helio Virbiski (vereador).

Segundo o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a primeira visita dos auditores fiscais da prefeitura a um estabelecimento deve ter apenas caráter de orientação. No entanto, os auditores vêm desrespeitando a norma e autuando os estabelecimentos já na primeira irregularidade encontrada.

"Como órgão fiscalizador, o CRCPR entende que o papel do auditor não é apenas o de encontrar irregularidades e autuar, mas também de orientar e educar, porque a longo prazo é mais benéfico para a sociedade que contribuinte e contabilista façam tudo de acordo com a legislação. Neste sentido, o Estatuto da MPE está em linha com a nossa filosofia de trabalho e o que queremos é que os auditores da prefeitura atuem conforme prevê a regulamentação", disse presidente do CRCPR.

O prefeito Gustavo Fruet propos a realização de um encontro entre as entidades contábeis e os auditores fiscais para debater o assunto. Embora a data ainda não tenha sido marcada, a sugestão mas foi muito bem aceita pelas entidades contábeis.

Com informações e foto do Sicontiba