De 18 a 20 de abril, o gerente de Fiscalização, Fabrízio Guimarães, e o inspetor fiscal Carlos Alberto Jungles de Camargo representaram o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) no II Fórum Nacional de Fiscalização pelos Conselhos de Classe Profissional.

O evento foi promovido em Curitiba-PR e contou com a participação de representantes do Conselho Federal de Contabilidade e dos CRCs do Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de integrantes de conselhos de diversas outras profissões regulamentadas.

Além de palestras sobre ética, compliance e legislações relacionadas à atividade fiscalizatória, ministradas no período da manhã, o fórum contou com oficinas voltadas para questões práticas como "A Fiscalização e suas Balizas no Ordenamento Jurídico Brasileiro" (dia 18), "Excessos na Atividade Fiscalizatória e suas Consequências" (19) e "A Aplicação da Lei Anticorrupção na Gestão e Fiscalização dos Conselhos Profissionais" (20).

"Além de reciclar conhecimentos, a participação nos permitiu trocar informações com o pessoal que atua na fiscalização de outros conselhos, conhecer suas práticas, dificuldades e soluções", comentou Carlos (na foto do meio, à esquerda).
"Estar em contato com o pessoal que atua na mesma área nos faz refletir sobre o que estamos fazendo de bom e o que podemos fazer diferente para melhorar nossos procedimentos, seja orientando os profissionais e organizações fiscalizados para prevenir e corrigir falhas antes que elas gerem autuações, seja tornando mais eficientes os nossos procedimentos internos e o julgamento dos processos que são gerados a partir das denúncias recebidas e de infrações identificadas pelos nossos inspetores fiscais", acrescentou Fabrízio (na foto do meio, à direita).

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.