Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Além de o exercício da profissão contábil ser exclusivo dos profissionais devidamente habilitados e registrados junto ao Conselho Regional de Contabilidade de sua Jurisdição, conforme o Decreto-lei n.° 9295/46, que regulamenta a profissão, o setor de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) reforça a obrigatoriedade da correta identificação profissional em todos os anúncios ou divulgações sobre serviços contábeis, inclusive em mídias digitais e redes sociais. 

Para o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, Jefferson Paulo Martins, a identificação profissional é mais uma forma de trazer segurança sobre o serviço contábil: "Além de se tratar de uma exigência legal, prevista no decreto que regulamenta a profissão, a identificação adequada possibilita certificar-se de que o oferecimento de serviços de contabilidade está sendo feito por profissionais habilitados. Na ausência da clara identificação, a ação da fiscalização é ostensiva, visando ao combate ao exercício ilegal da profissão”, explica.
Em todo e qualquer trabalho realizado ou em qualquer outra modalidade na qual o profissional - seja como autônomo ou responsável por organização contábil - se proponha a exercer o ofício contábil, faz-se obrigatória a identificação do responsável técnico, com o seu respectivo número de registro junto ao CRC, conforme artigo 20, parágrafo único, do DEL n.º 9.295/46: 

"Art. 20 Todo aquele que, mediante anúncios, placas, cartões comerciais, ou outros meios, se propuser ao exercício da profissão de contabilista, em qualquer de seus ramos, fica sujeito às penalidades aplicáveis ao exercício ilegal da profissão, se não estiver devidamente registrado.  

Parágrafo único: Para fins de fiscalização, ficam os profissionais obrigados a declarar, em todo e qualquer trabalho realizado e nos elementos previstos neste artigo, a sua categoria profissional de contador ou guarda-livros, bem como o número de seu registro no Conselho Regional.".


Nos casos em que se constatar irregularidades como omissão ou imprecisão de identificação profissional, poderá o profissional da contabilidade ou a empresa contábil receber notificação a fim de se regularizar, sendo que a inobservância levará à abertura de processo fiscalizatório. Já nos casos em que o oferecimento de serviços contábeis for proposto por pessoas não habilitadas (leigos), a lavratura de auto de infração será imediata.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.