Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

No ano de 2025, a Divisão de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou cerca de 7 mil diligências,  fiscalizando, tanto digitalmente quanto pessoalmente, profissionais e organizações contábeis das 42 representações e delegacias regionais. Além disso, 100% das denúncias recebidas foram apuradas dentro do prazo regulamentar de 120 dias. Somente neste ano, já foram protocoladas no CRCPR 183 denúncias

Os convênios estabelecidos há cinco anos atrás com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que permitem o cruzamento de informações com os bancos de dados dessas entidades, seguem sendo renovados, mantendo o dinamismo da atividade fiscalizatória, identificando inconformidades e estimulando a regularização de registros.  


Michel Melhem
"Nas Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina, podemos nos orgulhar de termos implantado diversas inovações tecnológicas, que nos permitiram não apenas reduzir a burocracia, como também dar celeridade ao trâmite dos nossos processos. Um exemplo disso é que deixamos de utilizar os processos impressos e realizamos o gerenciamento de dados de modo 100% digital. Também estamos realizando as aberturas de fiscalização por meio da TV CRCPR, o que nos permite atingir simultaneamente os profissionais de todas as cidades abrangidas em cada ciclo de fiscalização, representando uma significativa redução de custos. Outro ponto de destaque é que  superamos a meta de horas de treinamento por inspetor fiscal, atingindo 140 horas por colaborador, o que se reflete na qualidade do serviço prestado. Por fim, destaco a excelente participação que temos obtido nos eventos presenciais, como os Plantões Itinerantes da Fiscalização e as nove edições do Bate-Papo com a Fiscalização do CRCPR, durante os quais os profissionais podem esclarecer suas dúvidas e manifestar suas opiniões presencialmente, tornando o processo fiscalizatório mais transparente e eficaz", enfatizou o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem, que exerce a atividade de forma honorífica (não remunerada) e foi eleito pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa. "Outra conquista importantíssima é o Manual Prático do Fiscalizado, lançado em vídeo, que funciona como um guia e aborda os principais problemas e as dúvidas mais frequentes discutidas no âmbito da fiscalização", relembrou.


Manual Prático do Fiscalizado

Em 2025, o CRCPR apresentou uma inovação para apoiar os profissionais da contabilidade: o Manual Prático do Fiscalizado, desenvolvido em formato audiovisual. A ferramenta moderna e interativa reúne conteúdos essenciais para esclarecer dúvidas e orientar a atuação da classe. No vídeo, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem, o gerente Fabrizio Guimarães e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo abordam as questões mais recorrentes da rotina contábil, trazendo explicações práticas sobre temas do dia a dia.

Ao longo do material, os profissionais encontram diretrizes claras, normas atualizadas e melhores práticas, tornando-se um guia para profissionais e organizações contábeis. O conteúdo pode ser assistido na íntegra ou por temas específicos —  neste caso, basta clicar em “Mostrar mais” e selecionar o assunto desejado.

"Recomendamos fortemente que os profissionais assistam e acompanhem o conteúdo que preparamos, pois se trata de um material extremamente rico em informações. Embora seja um vídeo extenso, com mais de três horas de duração, tivemos o cuidado de organizá-lo em capítulos, com indicação de timestamps que facilitam a navegação pelos temas e perguntas catalogadas. Nosso objetivo foi manter um diálogo aberto, direto e claro, abordando os principais problemas e as dúvidas mais frequentes discutidas no âmbito da fiscalização do CRCPR. A proposta é que esse material funcione como um verdadeiro guia — fazendo jus ao título — para auxiliar o profissional contábil a esclarecer questões do dia a dia da profissão", explica o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem.
Para acessar, basta entrar no site www.crcpr.org.br, ir até o menu “Fiscalização”, clicar em “Manual Prático do Fiscalizado” e dar o play. Ou assista clicando aqui!


Abertura da Fiscalização

Com o objetivo de esclarecer o processo de fiscalização e orientar os profissionais contábeis, o CRCPR promoveu, ao longo do ano, uma série de lives de Abertura da Fiscalização direcionadas a diferentes regiões do estado. Neste ciclo, foram promovidas aberturas de fiscalização das cidades de Campo Mourão, Castro, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Jacarezinho, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Santo Antônio da Platina e União da Vitória.

"O objetivo das Aberturas de Fiscalização é explicar regionalmente a Fiscalização com transparência. Assim, convidamos aos profissionais e empresários contábeis da região a acompanharem a transmissão online, de forma simples, e sanarem suas dúvidas no chat da transmissão que acontece pela TV CRCPR", esclarece o vice-presidente Melhem.

Acesse a playlist completa dos eventos de Abertura de Fiscalização, aqui


Plantão Itinerante da Fiscalização

Neste ano, o CRCPR deu continuidade ao programa Plantão Itinerante da Fiscalização, reforçando sua presença junto aos profissionais e organizações contábeis em todo o estado. A iniciativa levou inspetores fiscais a 16 cidades-sede dos delegados representantes, abrangendo também seus municípios jurisdicionados, para oferecer atendimento presencial a quem estava sob ação fiscal ou tinha dúvidas sobre procedimentos fiscalizatórios do Conselho. Foram contempladas as cidades de Campo Mourão, Castro, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Jacarezinho, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Santo Antônio da Platina e União da Vitória. A ação contou com a participação dos inspetores fiscais Ana Paula Ambiel Gaigner, Carlos Alberto Jungles de Camargo, Iran Luiz Cordeiro, Luiz Felipe Wolff, Marcos Euclides Alves e Ronaldo Veloso de Alcântara.

"O Plantão Itinerante da Fiscalização é um programa que aproxima o CRCPR dos profissionais da contabilidade, com um caráter estritamente orientativo. O objetivo é  fomentar no nosso estado uma mentalidade de conformidade fiscal, incentivando os profissionais e empresários contábeis a manterem em dia a documentação visada pela nossa fiscalização e, sempre que necessário, promover a autorregularização", explicou o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem.
Em Castro, o inspetor fiscal esteve no escritório do delegado regional do CRCPR, Marcio Ziarecki, e do profissional "Tiago" Jacobus Petrus
Visita da inspetora fiscal ao escritório da vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Eva Schran de Lima, em Guarapuava

A conselheira Rosemere Hayashi e sua equipe com o inspetor fiscal, em Foz do Iguaçu
Em Paranaguá, o inspetor fiscal com o vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Danilo Alves Grani, os ex-delegados do CRCPR, Luiz Alberto Grani e Soraya Grani Nascimento, a conselheira Gisele Martins Machioski e o contador Julio Cesar Machioski


Bate-Papo com a Fiscalização 

O presidente Everson Breda Carlin e o vice-presidente Michel Melhem conduziram apresentações no "Bate-Papo com a Fiscalização"

A área promoveu também o programa “Bate-Papo com a Fiscalização”, realizando encontros presenciais em Arapongas, Astorga, Irati, Ivaiporã, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Prudentópolis. Ao longo das nove edições, foram abordados vários temas que impactam diretamente a rotina dos escritórios de contabilidade, entre eles: publicidade e propaganda de serviços contábeis, cobrança de honorários, identificação profissional, funções com obrigatoriedade de registro, importância dos Contratos de Prestação de Serviços Contábeis, Livro Diário e Demonstrações Contábeis Obrigatórias

Os encontros contaram com a participação do presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem, do vice-presidente de Administração e Finanças, Jefferson Paulo Martins, do vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Danilo Grani, e da vice-presidente de Registro, Ariane Yumi, além de delegados representantes e outros conselheiros, que complementaram as informações e enriqueceram os debates.


O programa recebeu ainda uma edição especial voltada para estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A conselheira e coordenadora das Comissões Temáticas do Conselho Regional de CRCPR, Gisele Machioski, apresentou aos alunos os aspectos mais relevantes do processo de Fiscalização da autarquia, estatísticas e principais causas das infrações. Os mais de 150 estudantes presentes puderam compreender a atuação da fiscalização na proteção da sociedade, garantindo ética e qualidade na prestação de serviços. 


Durante a edição especial, mais de 150 estudantes da UFPR aprenderam sobre a atuação da fiscalização na proteção da sociedade
Representantes do CRCPR estiveram à disposição do público na cidade de Marechal Cândido Rondon

Em Palotina, profissionais e representantes de organizações contábeis puderam tirar dúvidas e entender melhor o processo fiscalizatório
Francisco Beltrão também recebeu a equipe do CRCPR

Em Ivaiporã, os profissionais da região puderem estar mais próximos das lideranças do Conselho
Contadores reuniram-se ainda na Associação Comercial e Empresarial de Prudentópolis


Decore Legal

Nos meses de abril e maio, a Divisão de Fiscalização intensificou os procedimentos fiscalizatórios voltados à verificação das Declarações Comprobatórias de Percepção de Rendimentos (DECOREs). A iniciativa seguia o planejamento anual da entidade e as diretrizes estabelecidas no Manual de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o objetivo de reforçar a conformidade e a qualidade na emissão desse importante documento contábil. O Programa DECORE LEGAL tem como objetivo verificar a documentação hábil e legal que fundamenta a emissão das DECOREs. Além da fiscalização tradicional, que geralmente ocorre durante procedimentos de rotina, o programa amplia o alcance das verificações, contemplando cerca de 30% das declarações emitidas no período.

A emissão de DECORE deve seguir os critérios estabelecidos na Resolução CFC 1.592/20, sendo realizada exclusivamente por meio do sistema eletrônico disponibilizado pelo CFC. Como o profissional deve anexar, no momento da emissão, a documentação comprobatória correspondente, o CRCPR já dispõe do material necessário para conduzir a análise fiscalizatória de forma mais eficiente e precisa. A Divisão ressaltou que a emissão de DECORE em desacordo com a normativa aplicável pode acarretar sanções aplicadas pelo Conselho Regional de Contabilidade, que vão desde multa até a suspensão do exercício profissional. Além disso, nos casos em que são identificadas práticas fraudulentas ou manipulação de documentos contábeis, o CRCPR tem o dever de comunicar às demais autoridades competentes, para que as devidas providências legais sejam tomadas de forma concomitante.

Programa Nota Paraná é pauta de reunião entre vice-presidente de Fiscalização do CRCPR e Secretário de Estado da Fazenda

No primeiro semestre, o vice-presidente Michel Melhem reuniu-se com o Secretário de Estado da Fazenda (SEFA), Norberto Anacleto Ortigara, para tratar de oportunidades de atuações integradas relacionadas ao Programa Nota Paraná. Na ocasião, o CRCPR se colocou à disposição para realizar a apuração de possível envolvimento de profissionais da contabilidade em fraudes apontadas pela SEFA.

Também estiveram presentes o gerente de Fiscalização do CRCPR, Fabrizio Guimarães; o diretor geral da SEFA, Luiz Paulo Budal; e a contadora geral do Estado, Gisele Carloto. Participaram ainda de forma online a coordenadora do Programa Nota Paraná, Marta Jandira Quaglia Gambini; e o diretor da Escola Fazendária, Mário Sérgio da Silva Brito.


Apresentação de dados de atuação a representantes regionais 

Em março, a área de Fiscalização realizou reunião virtual sobre os dados estatísticos decorrentes das fiscalizações ocorridas nas regiões de Apucarana, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Ibaiti, Irati, Lapa, Mandaguari, Palmas, Pranchita, Prudentópolis e Telêmaco Borba. O objetivo foi compartilhar com as bases locais os trabalhos realizados em 2024, reforçando os critérios definidos para o escopo da fiscalização, os objetos de fiscalização, bem como os resultados segmentados por cidade. Ao todo, no ano passado, 1.897 diligências foram realizadas nessas regiões, que resultaram em 467 notificações, das quais 73% já foram regularizadas.


Reprodução permitida desde que citada a fonte.