Fiscalização abre trabalhos em Paranaguá e Pato Branco

Cerca de 150 profissionais da contabilidade participaram na noite desta segunda-feira, 15, em Paranaguá, da solenidade de abertura da fiscalização do CRCPR na região, realizada na sede da ACIAP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá. Estiveram presentes no evento o conselheiro efetivo do CRCPR, Fábio Bonsenhor, o delegado do CRCPR, Luiz Alberto Grani, e presidente do Sindicato dos Contabilistas do Litoral Paranaense (Sincolpar) Danilo Grani.

Em Paranaguá, a abertura da fiscalização contou com a presença de cerca de 150 profissionais.

O evento foi conduzido pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Gelásio Weber, e o gerente da divisão de Fiscalização no CRCPR, Dirceu Zonatto.

Em Pato Branco, mais de 100 contabilistas participaram da abertura da fiscalização na região, às 19h30m do dia 16 (terça), no auditório do SINDICOMÉRCIO – Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco – e contou com a presença do conselheiro efetivo do CRCPR, Sérgio Roberto Beber, do delegado do CRCP, Neri Pedro Beber, e do presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, além de representantes do SESCAP-PR Campos Gerais e Sincopon – Sindicato dos Contadores de Ponta Grossa.

Em Pato Braco, mais de 100 profissionais prestigiaram o evento.

Além de dados estatísticos sobre a fiscalização, Weber abordou a questão da ética profissional

Os dois eventos foram conduzidos pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Gelásio Weber, e o gerente da divisão de Fiscalização no CRCPR, Dirceu Zonatto, que conversaram com o púbico sobre dados estatísticos relacionados à categoria no Brasil e no Paraná e informaram a respeito da documentação exigida no ato da fiscalização, entre outros procedimentos.

Weber destacou que a fiscalização é uma ferramenta de proteção da sociedade e dos contabilistas que exercem sua profissão guiados por princípios ético-profissionais, e “uma oportunidade para estabelecer um diálogo mais próximo com os profissionais das cidades abrangidas sobre as atividades a serem desenvolvidas no ato fiscalizatório, estabelecendo um canal direto de comunicação com o CRCPR”.

O CRCPR fiscaliza a atuação dos profissionais, empresas contábeis e não contábeis, tais como firmas comerciais, industriais, prestadoras de serviços, entidades sem fins lucrativos, instituições financeiras, entidades e órgãos públicos.

O procedimento da Fisc-e começa quando o CRCPR envia um e-mail aos contabilistas avisando que o seu acesso está liberado no site do órgão fiscalizador e fornecendo a cada um sua senha de serviços online e o número do seu agendamento. O e-mail contém todas as informações necessárias para iniciar o processo de fiscalização eletrônica e o próprio sistema vai conduzindo o usuário no preenchimento dos documentos necessários. Quando o contabilista finaliza o procedimento, inicia-se a análise das informações fornecidas pelos contabilistas pela equipe de fiscais do CRCPR. Na segunda fase, um percentual de empresas, escolhidas aleatoriamente, recebe um novo e-mail, em que lhes são solicitados os documentos a serem fiscalizados.