Fiscalização abre trabalhos em Curitiba

Dezenas de profissionais da contabilidade participaram na manhã desta sexta-feira, 11, em Curitiba, da abertura da Fiscalização, em evento conduzido na sede do CRCPR pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Gelásio Weber, e o gerente da divisão de Fiscalização no CRCPR, Dirceu Zonatto.

Eles conversaram com o púbico sobre dados estatísticos relacionados à categoria no Brasil e no Paraná e informaram a respeito da documentação exigida para fins fiscalizatórios. Os fiscais passam a atuar na capital nesta segunda-feira, 14.

Público acompanha a abertura da Fiscalização em Curitiba.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Gelásio Weber, conversa com os contabilistas sobre dados estatísticos relacionados à categoria no Brasil e no Paraná.

Na ocasião, a presidente Lucelia Lecheta enfatizou que a fiscalização é uma ferramenta de proteção da sociedade e dos contabilistas que exercem seu ofício norteados por princípios ético-profissionais, na medida em que, dentre outras ações, coíbe o aviltamento de honorários e a consequente precarização da profissão contábil.

São fiscalizados profissionais da contabilidade, empresas contábeis, não contábeis - firmas comerciais, industriais, prestadoras de serviços, entidades sem fins lucrativos, instituições financeiras, entidades e órgãos públicos.

De acordo com dados da divisão de Registro, há 12.493 profissionais contábeis com registro ativo em Curitiba e as organizações contábeis em atividade chegam a 4.783 na cidade, aí consideradas as sociedades, o empresário individual, o microempreendedor individual (MEI), a empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) e o escritório individual (RCI).

Entidades como a Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), o Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana (Sicontiba), o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), o Sescap-PR e a Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar) estavam representados.

A presidente Lucelia Lecheta enfatizou que a fiscalização é uma ferramenta de proteção da sociedade e dos bons profissionais contábeis.

Documentação exigida

As principais peças solicitadas para fins fiscalizatórios são o contrato social e as alterações contratuais do escritório, o alvará cadastral expedido pelo CRCPR, a carteira profissional, a escrituração contábil das empresas, as demonstrações contábeis, os contratos de prestação de serviços e a declaração comprobatória de percepção de rendimentos (Decore).

Em maio e junho, o conselho deu início aos trabalhos fiscalizatórios em Laranjeiras do Sul, Cornélio Procópio, Guarapuava, Mandaguari e União da Vitória. Nas duas últimas, a fiscalização ocorre na modalidade eletrônica (Fisc-e). Em Curitiba, os inspetores fiscais trabalham da forma tradicional, ou seja, “in loco”, e também por meio da Fisc-e.

O conselheiro João Gelásio Weber, técnico em contabilidade, é o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR para o biênio 2014-2015.