FIA de Assaí é orientado a melhorar arrecadações do IR

No último dia 25, o coordenador do Programa do Voluntariado da Classe Contábil no Paraná (PVCC), Maurício Gilberto Cândido, esteve na cidade de Assaí ministrando palestra de orientação aos profissionais da contabilidade, representantes de entidades assistenciais e membros do Fundo Municipal da Infância e Adolescência local sobre a captação de recursos do imposto de renda devido para projetos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco, ou vulnerabilidade social; na proteção contra a violência (maus-tratos, abuso, exploração sexual e/ou moral); em projetos de combate ao trabalho infantil; na profissionalização de adolescentes, além de projetos que visam a orientação, apoio sócio-familiar e medidas sócio-educativas.

Palestra foi ministrada pelo coordenador do Programa do Voluntariado da Classe Contábil no Paraná (PVCC), Maurício Gilberto Cândido.

Realizada no salão de eventos da prefeitura, a palestra teve participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assaí, Edna Tiemi Utiamada.

Graças à mobilização da população, das entidades e apoio dos profissionais da contabilidade, os Fundos para Infância e Adolescência (FIA) vêm aumentando as arrecadações em todo o país, disse Maurício Cândido. Ele falou sobre a experiência de Maringá, sua cidade, uma das que mais arrecadam no estado, em razão da mobilização da população e do papel decisivo dos profissionais da contabilidade, envolvidos pelas entidades da classe.

A principal fonte de recursos dos fundos deriva efetivamente das destinações do Imposto de Renda, no limite de 6% do imposto devido de pessoa física e 1% do imposto devido apurado pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real. “Daí a importância do empenho dos profissionais da contabilidade, no momento da declaração de renda, para sugerir aos contribuintes que façam doações de parte do imposto devido”, incentiva o coordenador do Programa do Voluntariado da Classe Contábil no Paraná (PVCC), Maurício Gilberto Cândido.

Para receber esses recursos, no entanto, os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente estaduais e municipais precisam manter seus dados atualizados na Secretaria da Receita Federal do Brasil, responsável pela indicação das entidades que podem captar recursos, ressaltou.