Ferramenta possibilitará comparar preços das compras públicas

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou, na manhã da última sexta-feira (24), reunião mensal do Comitê de Olho na Transparência, do qual fazem parte também o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), a OAB-Paraná e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR).

A advogada Mayara Cristina de Mello Lobo foi convidada a apresentar uma nova ferramenta em desenvolvimento pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que fará o contraponto ao Impostômetro. Enquanto esta possibilita ao contribuinte saber em tempo real quanto o governo arrecada, a nova ferramenta possibilitará saber onde e como o dinheiro do contribuinte está sendo gasto. “Ela permitirá saber não apenas os valores gastos pela administração pública, em âmbito municipal, estadual e federal, incluindo os três poderes, mas até mesmo visualizar cada compra realizada, possibilitando saber quanto cada ente paga por cada produto ou serviço adquirido”, explicou.

Os membros do comitê saudaram a iniciativa como um importante passo no sentido de melhorar o controle sobre os gastos públicos, uma vez que facilitará comparar entre diferentes órgãos os preços pagos pelos mesmos produtos e serviços, e com os valores de mercado.

Composto por Luciano Reis (OAB-Paraná), Laerzio Chiesorin (OAB-Paraná), João Eloi Olenike (CRCPR), Antônio Moacir Pozzobon (CRCPR), Gilson Strechar (SESCAP-PR) e Carlos Magno A. Bittencourt (CORECONPR), o grupo definiu na reunião os próximos passos na análise dos portais da transparência de órgãos públicos e empresas de economia mista, que desde a sua constituição, em maio de 2015, já verificou os portais da Copel, Sanepar, Compagás, Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Governo do Estado do Paraná, tendo produzido sugestões de iniciativas para aperfeiçoamento desses portais, a fim de facilitar o acesso e compreensão das informações publicadas pela população em geral.