Feirão do Imposto vai mostrar o peso da carga tributária, dia 15 em Curitiba

Com o apoio de várias entidades, entre as quais o CRCPR, o Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Paraná (ACP) vai realizar dia 15 de setembro (sábado) o Feirão do Imposto 2012. Uma passeata pela redução da carga tributária e reformulação fiscal fará o trajeto entre a ACP e a Boca Maldita.

O principal objetivo é mostrar ao consumidor a alta carga tributária paga sobre produtos consumidos no dia a dia. Em 2012, o impostômetro – instalado em frente ao prédio da ACP – bateu a marca de R$ 1 trilhão em arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais, com 15 dias de antecedência com relação a 2011.

No dia do Feirão, entre 10h e 14h, serão instaladas duas barracas na rua XV de Novembro, contendo produtos de utilização mais comum e a indicação de quanto custam com o imposto cobrado e quanto custariam sem tributo. Algumas mercadorias como água mineral (44% de impostos) e açúcar (32%) estão entre os maiores vilões do consumo básico.

O Feirão do Imposto surgiu há nove anos em Santa Catarina e faz parte hoje de mobilização nacional encabeçada pela Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje), realizada em diversas cidades. De acordo com o coordenador do CJE, Henrique Domakoski, o Feirão é uma maneira de chamar a atenção de muitos cidadãos que acreditam não pagar tributos. “Poucos sabem quanto pagam e como o dinheiro é gasto na gestão pública”. A presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, reforça dizendo que essa é uma maneira de conscientizar a população e também de pressionar por uma reforma tributária – iniciativa que os brasileiros aguardam há anos.